Governo do Estado participa da terceira edição da TecnoAgro 2023

Publicado em 18/08/2023 às 10:34

Compartilhe

tecnoagro

Foto: Helio Filho

O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na manhã desta quinta-feira (17), da abertura da terceira edição da TecnoAgro, o maior encontro do agronegócio capixaba. O evento vai até esta sexta-feira (18), no Conceição Hall, em Linhares. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), está presente no evento que conta com cerca de 50 temas confirmados entre palestras e oficinas.

“A cada ano estamos avançando ainda mais. A imagem que se construiu do homem do campo com uma enxadinha nas costas já se desconstruiu. Para ter renda e produtividade, é preciso tecnologia. Chegamos em uma feira dessa e vemos máquinas controladas por satélite, drones e energia solar. Resume o que desejamos para a nossa agricultura, como a agregação de valor, que evita o êxodo rural. Hoje os jovens não precisam mais sair do interior, pois podem trabalhar dentro da propriedade rural, gerando renda compatível com os investimentos”, afirmou o governador.

Casagrande frisou que o Espírito Santo deseja ser referência no desenvolvimento e na aplicação de tecnologia no campo. “Não somos o maior Estado do Brasil em população, também não somos um grande estado consumidor, mas seremos um grande estado provedor de tecnologia e vamos seguir crescendo em qualidade de vida”, pontuou.

Com o foco em produtividade e sustentabilidade, as palestras do TecnoAgro 2023 contam com referências profissionais, autoridades governamentais e jornalistas especializados no Agro para fomentar o debate. “O Espírito Santo, embora pequeno na extensão territorial, é um gigante na produção agropecuária, fruto da capacidade empreendedora dos produtores rurais capixabas, da socialização e da aplicação de conhecimentos e tecnologias na prática”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

Ele também falou sobre a estruturação do Governo do Estado para atender o setor. “A Seag foi reestruturada, criando uma área específica para agricultura familiar. O Governo também reforça os quadros com mais 100 novos funcionários para o Incaper dando suporte à pesquisa, assistência técnica e rural, além de R$ 18 milhões em editais de pesquisas que serão lançados até o final do ano, resolvendo gargalos importantes nessa área.”

“Lançamos um programa importante para o desenvolvimento da cafeicultura capixaba, com metas ousadas, um programa recorde de crédito rural para o estado, um importante aliado para modernização da nossa agricultura e ainda vamos lançar no dia 28 de agosto o Programa de Desenvolvimento da Pecuária Bovina”, completou Bergoli, que citou outras ações, como o Programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, que será lançado em setembro, e a construção do Plano de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 4).

Produtores, técnicos, lideranças rurais e empresários dos diversos elos das cadeias produtivas do agronegócio marcaram presença no evento. A produção de cafés e orgânica estão entre os temas ministrados por pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). “Um evento como esse amplia a transferência de tecnologia e essa difusão de conhecimento para um público interessado. Tanto presencialmente como pelos meios de comunicação que o evento proporciona. Agregando a conexão de vários elos com foco em geração de negócios e difusão de conhecimento para sociedade”, comentou o diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot.

Selos Artes

Durante o encontro, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) realizou a entrega de 15 Selos Artes para duas agroindústrias de pequeno porte: A agroindústria @montanha, que tem sede no município de Montanha, recebeu quatro certificações para produtos à base de carne de sol. Já a agroindústria Favoretti, localizada em Domingos Martins, recebeu 11 Selos Artes para produtos como linguiças e embutidos.

O diretor-presidente do Idaf, Leonardo Monteiro, salientou que, desde a publicação do Decreto Federal n° 9.918, de 18 de junho de 2019, que traz os requisitos obrigatórios a serem considerados pelos estados e pelo Distrito Federal para a concessão do selo “ARTE”, o Governo do Espírito Santo, por meio do Idaf, vem trabalhando para atender o maior número de agroindústrias para a emissão do certificado.

“O Selo Arte representa oferta de alimentos seguros à saúde, ampliação de emprego e renda para as famílias do campo, valorização do alimento produzido em solo capixaba, fomento do agroturismo e da cultura local e o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, por isso o Selo é um programa prioritário do Governo do Estado, dada a sua importância para a sociedade”, explicou Monteiro.

Programação

A programação do evento conta com as oficinas do Plano de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag 4), permitindo a participação de todos no fomento das cadeias produtivas da aquicultura, do café conilon e do cacau, bem como do tema transversal da agroindústria familiar e agroturismo, que serão debatidos.

Para participar e ter acesso a programação, os interessados devem se inscrever, gratuitamente, por meio do site: www.tecnoagroes.com.br. Vale lembrar que as palestras e painéis do palco principal e auditórios contam com limite de capacidade. Portanto, as inscrições serão confirmadas por ordem de chegada.

Fonte: Governo ES

Veja também

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França

geral-14-06-ft-gov-es-arvore-fotovotaica

Parque Cultural Casa do Governador recebe árvore fotovoltaica

saude-14-06-ft-gov-es

Nova linhagem do Coronavírus foi detectada no Espírito Santo

policia-14-06-moto-roubada-mf

Motocicleta é furtada em Marechal Floriano e vítima diz que vai mudar de cidade

capa-coluna-vida-saudavel-2

Acidentes de trânsito, um problema de saúde pública

politica-14-06-ft-assessoria-Janete-de-Sa-Desportiva-Ferroviaria

Estádio da Desportiva Ferroviária poderá se tornar patrimônio cultural material do Estado

mundo-14-06-ft-Divulgacao-Queen-Elizabeth-Hospital-vacina-cancer

Vacinas contra o câncer estão em testes no Reino Unido