Frio congela verduras e muda a paisagem nas montanhas

Publicado em 07/08/2017 às 13:34

Compartilhe

A madrugada e o início da manhã desta segunda-feira (07) foram marcados por baixas temperaturas em várias cidades das montanhas do Estado. Em Santa Maria, distrito de Marechal Floriano, verduras amanheceram com uma camada fina de gelo.

“Eu balancei os pés de alface e repolho e as plantas ficaram brancas com o gelo que se formou”, conta Ângela Krohling, do Sítio Baixa Verde, em Santa Maria, onde os termômetros marcaram 1 ºC nas primeiras horas da manhã.

frio intenso na regiao serrana 1

Em Pedra Azul, Domingos Martins, os termômetros da Pousada Rabo do Lagarto registraram 3,4 ºC, uma das mais baixas do ano na localidade. A paisagem no local é bem típica de inverno, com névoa branca e pastos cobertos de uma fina camada de orvalho congelado.

frio intenso na regiao serrana 1O gerente do Hotel Monte Verde, em Vargem Alta, distante 16 quilômetros da vila de Pedra Azul, Paulo Uliana, contou que essa madrugada foi uma das mais frias dos últimos tempos. “Temos registrado temperaturas de 3 ºC e 4 ºC, mas hoje os termômetros marcaram 1 ºC, sendo que a sensação térmica é bem menor. Às 10 horas da manhã os dedos ainda estão dormentes de frio”, contou.

Segundo ele, os campos de golfe do hotel amanheceram cobertos por uma fina camada de orvalho congelado. “Trabalho aqui no hotel há 33 anos e me recordo de que em agosto de 1985 o frio congelava vasilhas de água. E já faz muito tempo que não esfriava tanto nessa época do ano. Um tio de 82 anos me relatou ontem que não se recorda de meses de junho e julho tão frio como este ano”, destacou Uliana.

O gerente do hotel acredita que os próximos dias podem ser de bastante frio. “Se o dia ficar limpo como está hoje, sem nuvens, a madrugada pode ser ainda mais fria. Estamos a 1.008 metros de altitude, em uma região com muitas matas e água. Esses fatores favorecem esse clima. Ontem passei o dia com três blusas. Turistas de outros estados estão surpresos com essas temperaturas baixas”, contou.

De acordo com a previsão do Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na Região Sul havia a possibilidade de geada ao amanhecer do dia nos pontos mais altos (superiores a 800 m). Nas áreas altas a mínima estava prevista de 4 °C e máxima de 19 °C. Na Região Serrana, a previsão também era de possibilidade de geada ao amanhecer nos pontos mais altos, com temperatura mínima de 4 °C e máxima de 21 °C.

Veja também

WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.22.48

Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima

d70aadff-8e30-4d7e-a1e9-0847eb5e8376

Ação conjunta flagra furto de energia em lavanderia em Venda Nova do Imigrante

assmaa_abu_jidian_copiar

Governo brasileiro não consegue retirar palestina com histórico de vida no Brasil da Faixa de Gaza

09052025-pzzb8365

Correios atenderão aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos no benefício

167004

Espírito Santo terá um fim de semana chuvoso com a chegada de uma frente fria

Imagem do WhatsApp de 2025-05-22 à(s) 09.12.32_f7e056f0

Cooabriel vai premiar melhores cafés conilon de 2025; inscrições estão abertas

Cavalos-Alfredo-Chaves

Cavalos mais premiados do Brasil participarão de exposição em Alfredo Chaves

Imagem do WhatsApp de 2025-05-22 à(s) 08.28.08_610c1a92

Moradores relatam condições precárias de ponte de madeira em Domingos Martins