Fortes chuvas causam desizamentos, alagamentos e quedas de muro em Afonso Claúdio e Laranja da Terra

Publicado em 02/12/2017 às 15:33

Compartilhe

Chove forte no Espírito Santo desde quarta-feira (29), quando muitos bairros da grande Vitória ficaram alagados. Já era previsto que várias regiões receberiam muita água, conforme previsão anunciada no mesmo dia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), com alertas para deslizamentos e inundações. Na região serrana várias cidades estão em alerta, entre elas Afonso Cláudio e Laranja da Terra, que já contabilizam alguns prejuízos.

Fortes chuvas causam desizamentos alagamentos e quedas de muro em Afonso Claudio e Laranja da Terra 3Na quinta-feira (30) as chuvas chegaram nestes municípios e, segundo previsão ela deve continuar. Os principais rios dos municípios mudaram o visual de alguns pontos da zona rural e centro. O que é bonito de se ver passou a ser uma preocupação para vários moradores. Árvores caíram, pontes foram arrancadas e muros de casa desabaram nos dois municípios.

Fortes chuvas causam desizamentos alagamentos e quedas de muro em Afonso Claudio e Laranja da Terra 5

Em Afonso Cláudio, na ES 165, próximo do trevo de acesso à Piracema, um deslizamento de terra interditou por algum tempo a passagem de veículos. No Bairro Campo 21 um muro alto caiu sobre uma casa, e por sorte ninguém se feriu. No mesmo Bairro, outros muros estão comprometidos. A Defesa Civil, está improvisando, já que um único veículo do órgão está parado, esperando por reparos.

Funcionários de estabelecimentos comercias do centro, cujos depósitos ficam no subsolo, e às margens do Rio Guandu, retiram as mercadorias. Empresários acreditam que o nível do rio pode subir e trazer prejuízos, já que a previsão é de mais chuva. No centro, o Rio Guandu atingiu a marca de 3.80 metros, acima de seu nível normal. A cota de inundação (transbordamento) passa de cinco metros.

Já no município de Laranja da Terra, a situação é um pouco mais preocupante. Na localidade da Barra da perdida, o Rio transbordou e alagou casas e deixou um cômodo quase submerso no sítio de Arnaldo Seibel. Vários rios chegaram aos seus limites e em Vila de Laranja da Terra pontes de acesso a localidades rurais foram arrancadas.

Já em Sobreiro a força da enxurrada, derrubou um muro da creche e alagou um campo de futebol. Um muro da escola também está comprometido e a preocupação é muito grande, conforme relatos de moradores por meio de redes sociais. Por volta de meio dia a chuva deu uma trégua e muitos se dizem aliviados. Entretanto a previsão é de mais chuva no decorrer da tarde e noite deste sábado.

Fortes chuvas causam desizamentos alagamentos e quedas de muro em Afonso Claudio e Laranja da Terra 4

O Espírito Santo continua em alerta laranja, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), com previsão de chuva de 50 a 100 mm para as regiões Serrana, Metropolitana, Litoral Sul, Central Sul/Caparaó, Rio Doce Capixaba, Centro Oeste, Nordeste e Noroeste.

Veja também

leshmaniose

Saúde lança painéis para monitorar Leishmanioses no Brasil

medalha de honra

Saiba a história e a importância da Medalha de Mérito Oswaldo Cruz

casa nostra

Casa Nostra é inaugurada na abertura da RuralturES

paciente acamada sonho

HEAC mobiliza equipe e realiza sonho de paciente acamada

capa coluna vida saudável

Novos tratamentos revolucionam o cuidado de pacientes com dores crônicas

agro 06-09 - ft sicoob - Marciel Covre_Prêmio Produtor Rural Sustentável

Produtor rural de Itarana ganha prêmio nacional de sustentabilidade

geral 06-09 - ft freepik - previsão do tempo

Sexta-feira inicia com clima estável e sem previsão de chuva em todo o estado

agro 06-09 - ft incaper

Espírito Santo lidera capacitação em cafeicultura regenerativa alinhada com metas globais