Finalistas do Prêmio de Cafés Especiais do Espírito Santo marcam presença na SIC 2024

Publicado em 21/11/2024 às 09:07

Compartilhe

Imagem do WhatsApp de 2024-11-21 à(s) 10.00.59_d61279e1

Foto: Julio Huber

A etapa final do Prêmio de Cafés Especiais do Espírito Santo foi realizada nesta quarta (20) e quinta-feira (21) durante a Semana Internacional do Café (SIC 2024), em Belo Horizonte (MG). O concurso, organizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), chega à sua terceira edição com 20 amostras finalistas. São 10 da variedade arábica e 10 de conilon, que passarão por análise sensorial para definir os grandes vencedores.

Os finalistas foram selecionados após anúncio feito no início de novembro. Posteriormente, os 20 lotes passaram por uma auditoria realizada pelo Incaper, que avaliou as práticas sustentáveis de produção, incluindo indicadores de adequação socioeconômica e ambiental.

Durante a SIC 2024, os cafés capixabas serão avaliados por um painel de juízes certificados do prêmio. Além disso, estarão disponíveis para degustação no cupping aberto ao público, no estande da Brazilian Specialty Coffee Association (BSCA), parceira do concurso.

“O prêmio visa incentivar os produtores capixabas a investirem na produção sustentável de cafés especiais. A diversidade e excelência em sabores e aromas têm atraído consumidores de todo o mundo. Agora, a qualidade dos nossos cafés arábica e conilon estará ao alcance do público em geral durante este importante evento para a cafeicultura nacional”, destacou o secretário de Agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli.

Os vencedores serão anunciados no dia 16 de dezembro de 2024, durante cerimônia no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande.

O concurso também conta com o apoio da Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), que há mais de 20 anos promove o concurso de excelência do conilon, estimulando a qualidade do café produzido no Estado.

Semana Internacional do Café

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma das maiores feiras de café do mundo, reunindo profissionais para fomentar conexões e oportunidades em toda a cadeia produtiva do café brasileiro. O evento oferece acesso a mercados, conhecimento e negócios por meio de palestras, cursos, workshops, competições, degustações, pesquisas e provas de café.

A edição de 2024 será realizada entre os dias 20 e 22 de novembro, na Expominas, em Belo Horizonte, e terá como tema principal: “Como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

Renato-Theodoro ok

Capixaba irá representar mais de 200 mil cafeicultores da América Latina e do Caribe na COP30

111

Governo do Estado entrega 150 barracas de feira para fortalecer a agricultura familiar em oito municípios capixabas

7e1b73d2-536c-4c02-b451-7840b3020f90

PRF flagra adolescente de 14 anos dirigindo carro com sete familiares na BR-101, na divisa entre ES e RJ

11818

Tema da redação: “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”

_mg_1314

Confira a íntegra do discurso de Lula na abertura da COP30, em Belém

18066a45c6ec04a66826810a2489ff57_lg_original_

Espírito Santo domina Coffee Of The Year com 11 cafés capixabas entre os 15 melhores do Brasil

{B5A73EC0-AC88-BAEB-DBDA-A412D7B57B6E}

Família Bravim mantém viva a tradição centenária do carrapito em Alfredo Chaves

Carlos-Renato-Morga-Fotografia-4

Regenerar é semear o amanhã