Feira facilitará acesso de pecuaristas do norte capixaba a touros melhoradores

Publicado em 07/05/2024 às 08:14

Compartilhe

agro-07-05-Foto-Vanessa-Capucho-incaper

Foto: Vanessa Capucho

O município de Ecoporanga recebe, na próxima quinta-feira (09), uma edição da Feira de Touros Pró-Genética, iniciativa que integra o Projeto de Fomento da Bovinocultura Sustentável do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). 

O evento será realizado a partir das 8 horas, no Parque de Exposições Nilson Nordacci Figueiredo, em Ecoporanga. A feira conta com a parceria da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Fundação de Desenvolvimento e Inovação Agro Socioambiental do Espírito Santo (Fundagres Inovar), Prefeitura de Ecoporanga e Sindicato Rural do município.

A feira vai possibilitar que médios e pequenos pecuaristas da região adquiram, diretamente dos criadores e com condições de financiamento, touros zebuínos com genética melhoradora, Puros de Origem (PO) e com Registro Genealógico Definitivo (RDG). São animais jovens, com idade máxima de 42 meses, exame andrológico positivo e teste negativo para brucelose e tuberculose.

“É uma oportunidade que o pequeno produtor tem de comprar touros melhoradores, de raças zebuínas como Tabapuã, Nelore, Guzerá e Gir, sem os custos com deslocamento dos animais, que são elevados e muitas vezes inviabilizam a compra”, explica o zootecnista do Incaper, Lázaro Raslan.

O extensionista ressalta que investir no melhoramento genético do rebanho gera melhores resultados na pecuária leiteira e de corte. “Com touros geneticamente superiores, você passa a produzir animais mais pesados, que são melhores para venda, e isso possibilita aumentar a renda do produtor. Outro aspecto importante é a introdução de touros de outras regiões e que permite a variação dos padrões genéticos, reduzindo problemas gerados pela consanguinidade dos animais”, explica Raslan.

Com base na demanda identificada pelo escritório do Incaper de Ecoporanga junto aos produtores da região, a expectativa é de que a feira comercialize cerca de 30 touros para agropecuaristas. 

Segundo o coordenador de produção animal do Incaper, Bernardo Lima, com a ação, o Instituto e parceiros facilitam o acesso dos pecuaristas da região norte do Estado à genética zebuína melhoradora.

“É uma oportunidade valiosa. O investimento em touros de qualidade se paga e confere significativa melhoria de renda aos sistemas de produção. Touro de qualidade é uma das estratégias de melhoria de rebanho disponíveis, que compõe as opções mais utilizadas junto da inseminação artificial e da fertilização in vitro. Temos observado e indicado, por vezes, para a mesma propriedade, fazer uso de mais de uma dessas estratégias, ou mesmo das três durante o ano, direcionando os esforços para a produção de leite ou carne, e reposição de futuras matrizes, considerando as peculiaridades de cada propriedade rural capixaba”, afirma Lima.

Bovinocultura Sustentável

O Projeto de Fomento da Bovinocultura Sustentável objetiva fortalecer e desenvolver a cadeia produtiva da pecuária bovina com sustentabilidade, melhorar a qualidade dos produtos ofertados e aumentar a produtividade e a renda dos produtores rurais, por meio do incentivo à estruturação dos sistemas de produção de carne e de leite, da capacitação dos produtores e de suas famílias, e da facilitação do acesso dos pecuaristas a animais melhoradores. O projeto também é parte das ações do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite, lançado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em 2023.

Feira de Touros Pró-Genética – Ecoporanga
Data: 09/05
Horário: das 8h às 17h
Local: Parque de Exposição Nilson Nardacci – BR-342, km 02 – Ecoporanga.
Mais informações: (27) 3755-1836 (Escritório do Incaper em Ecoporanga)

Fonte: Incaper

Veja também

cafes-es

Cafés do Espírito Santo no topo do Prêmio Artesanal de Cafés Especiais Torrados

cafe-conilon

Produção de café conilon deve ser a 3ª maior na série histórica no Espírito Santo

Pesquisa-utiliza-biocarvao-de-casca-de-laranjeira-e-eucalipto-para-filtrar-esgoto

Pesquisa utiliza biocarvão de casca de laranjeira e eucalipto para filtrar esgoto

roberto-kautsky-1

Roberto Anselmo Kautsky: o botânico capixaba que revelou ao mundo a beleza das orquídeas do Espírito Santo

Programa-Saude-na-Escola-leva-conscientizacao-e-cuidados-a-criancas-e-adolescentes-em-todo-Estado

Programa Saúde na Escola leva conscientização e cuidados a crianças e adolescentes em todo Estado

Recorde-nas-exportacoes-do-agro-capixaba-no-1o-quadrimestre-de-2024

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º quadrimestre de 2024

Mulheres-Positivas-abre-periodo-de-indicacoes-para-premio-voltado-a-empreendedoras-no-Agro

Mulheres Positivas abre período de indicações para prêmio voltado à empreendedoras no Agro

brasil-24-05-ft-Rafa-Neddermeyer-abrigo-chuvas-sul

Pessoas físicas doam R$ 35 mi do IR para fundos do Rio Grande do Sul