Falta pouco para Brasil ter 1ª laranja resistente ao amarelinho e greening

Publicado em 19/07/2020 às 10:58

Compartilhe

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que completou 133 anos no último mês de junho, está desenvolvendo uma tecnologia que pode gerar a primeira variedade de laranja doce resistente à Xylella fastidiosa, bactéria causadora da Clorose Variegada de Citros (CVC), e a outras doenças que afetam a citricultura.

A CVC, também conhecida como amarelinho, ataca todas as variedades comerciais de citros, reduzindo drasticamente a produção. Atualmente, o amarelinho está sob controle no estado de São Paulo, maior produtor de laranjas do país, graças a uma legislação que obriga a produção de mudas em telados à prova de insetos, um dos fatores principais para o controle, já que a cigarrinha é o principal vetor do amarelinho.

Anúncio

Hoje a doença é controlada de modo indireto, quando as plantas são pulverizadas com inseticidas contra outra doença, o HLB, ou greening. Para chegar a essa planta de laranja resistente, o grupo do Centro de Citricultura do IAC estudou e identificou um gene presente na tangerina, que normalmente é resistente à CVC.

Os estudiosos conseguiram pela primeira vez transferir esse gene de tangerina para a laranja por meio de técnicas de engenharia genética. “Agora temos uma planta de laranja com gene de tangerina, que confere resistência à doença CVC”, afirmou a pesquisadora do Centro de Citricultura do IAC Alessandra Alves de Souza. Esse gene poderá ser usado não só em plantas de laranjas doces como também em outras culturas prejudicadas pela X. fastidiosa, como as oliveiras e ameixeiras, afirma ela.

Por se tratar de um gene cuja função está associada ao impedimento do movimento sistêmico da bactéria pela planta, os pesquisadores acreditam que essa planta também apresentará resistência ao greening, uma vez que a bactéria do HLB também é sistêmica nas plantas de citros.

Anúncio

Os experimentos estão em andamento. Como a técnica consiste na inserção de gene de espécie diferente daquela que o recebe (tangerina), a pesquisadora acredita que, ao se obter uma nova cultivar de laranja a partir desse conhecimento, o produto não sofrerá resistência por parte dos consumidores.

Prazo

Outro avanço alcançado pelo estudo, iniciado em 2017, é que o prazo de pesquisa, que antes era de três anos, passou para menos de 12 meses, graças à aplicação também inédita da planta Arabidopsis, gênero que pertence à mesma família da couve, e é mundialmente usada como planta modelo para acelerar estudos de genética das plantas.

Em vez de testar a função do gene diretamente em citros, que demoraria anos para chegar aos resultados, a equipe primeiramente introduziu o gene selecionado nessa planta modelo, obtendo resposta num prazo inferior a 12 meses.

“Nosso estudo foi completo, inédito, pois foi do básico ao aplicado”, informa Alessandra. Seguindo esse modelo já temos plantas de citros em estudo com genes de tangerina promissores para resistência a outras doenças que afetam a citricultura. Alessandra explicou que a pesquisa já está em condição de ser testada a campo. No entanto, ela ponderou que os citros são plantas perenes, que demoram para dar frutos. Além disso, é preciso a produção de clones que serão plantados no campo, para avaliar a qualidade e a produtividade.

“Creio que são necessários cerca de cinco anos para termos uma resposta sobre a qualidade dos frutos, entre outros fatores, para, daí sim, pensarmos algo comercial”, conclui.

Veja também

1

Alfredo Chaves recebe 16º Encontro de Trilheiros neste domingo com aventura e programação especial

1

Café conilon se consolida como símbolo do agro capixaba e marca trajetória da Cooabriel

WhatsApp-Image-2026-09-11-at-13.54.36_p11579_cover_image_resized

Sebrae/ES cria movimento para preparar empresas capixabas para a Reforma Tributária

WhatsApp Image 2026-09-15 at 16.08.28

Centro de Vitória recebe evento sobre inovação e futuro do turismo capixaba

Weliton_Aiolfi

Vargem Alta recebe festival que une cultura indígena, natureza e ancestralidade

Casa do Governador - ArtRio - Por Wesley Sabino (2)

Parque Cultural Casa do Governador leva arte acessível à ArtRio pelo segundo ano

vacina-idosos-foto-magnifica

Vacina Pneumo 20 começa a ser oferecida pelo SUS para pessoas com 85 anos ou mais

WhatsApp-Image-2026-09-14-at-15.05.04-1024x744

Nova diretoria da Faes toma posse para mandato 2026-2030