Exportações do agro batem recorde e Brasil conquista 24 novos mercados internacionais
Publicado em 16/02/2025 às 09:57

Foto: Freepik
Em janeiro de 2025, o agronegócio brasileiro registrou exportações de US$ 11 bilhões, o segundo maior valor histórico para o mês. Esse desempenho foi impulsionado por aumentos significativos nas vendas de café, celulose e algodão, além da expansão para 24 novos mercados internacionais.
Apesar da redução nas exportações de soja, milho e produtos do complexo sucroalcooleiro, a valorização de algumas commodities contribuiu para o resultado positivo, com um aumento de 5,3% no índice geral de preços. Produtos como café, celulose, carnes, suco de laranja e cacau tiveram altas nas cotações internacionais. Seis setores ultrapassaram a marca de US$ 1 bilhão em exportações no mês: carnes (18,9% do total), produtos florestais (13,8%), café (13,2%), complexo da soja (10,1%), complexo sucroalcooleiro (10%) e cereais, farinhas e preparações (9,1%).
Destaques por produto:
- Café verde: Exportações de US$ 1,3 bilhão, aumento de 79,4%, devido ao aumento de 63,8% nos preços internacionais e de 9,5% no volume exportado.
- Celulose: Crescimento de 44,1% nas exportações, superando US$ 1 bilhão, com destaque para as vendas para China (+53,3%) e União Europeia (+60,2%).
- Algodão: Aumento de 47,5% no valor exportado, atingindo US$ 710,7 milhões, resultado da safra recorde e da alta demanda de mercados como Paquistão e Vietnã.
- Carne suína: Crescimento de 17,9% nas exportações, totalizando US$ 215,6 milhões, com aumentos expressivos nas vendas para Japão (+107,4%) e Filipinas (+64,5%). citeturn0search0
A estratégia de diversificação de mercados, conduzida pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, resultou na abertura de 24 novos mercados em janeiro. Destacam-se os aumentos nas exportações para Paquistão (+166,3%), Bangladesh (+85,1%) e Turquia (+122,7%). A União Europeia também registrou crescimento de 39,5% nas compras de produtos agropecuários brasileiros, totalizando US$ 1,89 bilhão.
O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, ressaltou que novas ferramentas lançadas pelo Ministério, como o AgroInsights e o Passaporte Agro, têm contribuído para a ampliação das exportações brasileiras. “Nosso objetivo é continuar qualificando a inserção dos produtos brasileiros no mercado internacional, tanto na diversificação de destinos quanto na ampliação da oferta de produtos, gerando mais renda e emprego no interior do país”, afirmou.
Fonte: Mapa