Expedição Tropeira segue em direção à RuralturES, que começa nesta quinta-feira (15)

Publicado em 15/06/2023 às 09:03

Compartilhe

tropeiros-ruraltures

Fotos: Erick Araújo

Começa nesta quinta-feira (15) e vai até domingo (18) a 3ª Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES), no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Espírito Santo. Será uma experiência com quase 30 horas de programação. Mais de 140 empreendedores capixabas vão expor as delícias da culinária tradicional, artesanatos e produtos diversos.

Entre os atrativos, o evento contará com a participação da 15ª Expedição Tropeira, que chegará no sábado (17), por volta das 16h, no Polentão. Mais de 30 pessoas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e de 17 municípios saíram, no último domingo (11), de Anchieta, no litoral Sul do Estado, onde participaram de uma missa especial no Santuário do Santo Anchieta e receberam as bênçãos do padre para seguirem o trajeto.

Eles estão percorrendo o caminho de cerca de 200 quilômetros feito pelos imigrantes italianos no Espírito Santo. Nesta quarta-feira (14) eles pararam em Araguaya, distrito de Marechal Floriano, onde foram recebidos pelos imigrantes italianos, com muita animação e apresentações culturais. A Expedição marca a estreia do novo projeto de experiência do Sebrae/ES, a “Rota da Imigração”, que em 2024 fará parte  das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Estado.

A Ruraltures é realizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização do Sebrae/ES, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo e Secretaria de Desenvolvimento e Aderes. O apoio é do Ifes, Senac, Senar e Afepol, com patrocínio do Sicoob e Sistema OCB/ES. O objetivo principal é divulgar os produtos capixabas e proporcionar experiências aos participantes. O evento destaca o poder do agroturismo capixaba, enfatizando o turismo de experiência como elemento central. A entrada é gratuita.

“A RuralturES é uma feira que representa a força do agroturismo capixaba e, mais uma vez, tem o Turismo de Experiência como ponto-chave. O evento conta com a participação de pequenos negócios rurais que estão trabalhando fortemente a construção de novas experiências turísticas e terão a oportunidade de expor suas diferentes manifestações culturais e diversidades de produtos”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Além dos stands de produtos da agroindústria capixaba, a RuralturES terá espaços específicos para promover os cafés de qualidade e as cervejas artesanais capixabas. Quem também ganhou espaço no evento foi a Indicação Geográfica Socol de Venda Nova do Imigrante, que vai fazer uma apresentação no espaço Prosa de Negócios com direito à degustação e compartilhamento da história dessa tradicional iguaria.

O grande destaque desta edição é a Casa Nostra. O espaço vai reproduzir a casa dos imigrantes italianos, permitindo uma experiência imersiva na cultura e na tradição das famílias italianas que vieram para o Espírito Santo no século 19 para trabalhar nas lavouras de café.

“A Casa Nostra promete uma experiência diferenciada, com visitas guiadas em uma parte da história da imigração italiana. Nos demais espaços também será possível conhecer as histórias dos produtos, e serão promovidos momentos de experimentação, degustação e oficinas”, conta Pedro Rigo.

AS CANÇÕES DA NONNA – Durante a RuralturES 2023, haverá o musical “As Canções da Nonna”, com duas apresentações: sábado (17), às 14h; e domingo (18), às 11h30. O público terá a oportunidade de assistir a performances com até 1h de duração, reunindo 20 pessoas no elenco, entre cantores, instrumentistas e músicos.

O espetáculo contará com a participação da “Orquestra de Câmara” e da Companhia Musical Allegro, de Gurapari, juntamente com o coro “Encantar”, formado por estudantes das redes de ensino de Venda Nova do Imigrante, em um projeto institucional da Prefeitura.

Idealizado pelo maestro Inárley Carletti, um cantor lírico de renome internacional, o musical “As Canções da Nonna” tem como objetivo retratar, de forma emocionante e envolvente, as canções entoadas pelas avós no âmbito da cozinha dos imigrantes italianos. “Na cozinha tudo acontecia. Era o coração da casa dos italianos”, diz o maestro.

EXPERIÊNCIA CAFÉ – No espaço, será possível conhecer todo o processo, do plantio até a degustação do café de qualidade. Serão oito produtores expondo produtos e demonstrando as etapas da cafeicultura capixaba.

EXPERIÊNCIA CERVEJA – Outra bebida que conquistou o paladar dos capixabas é a cerveja artesanal que mais uma vez marca presença na Feira, com oito empreendimentos do segmento expondo seus produtos. No stand será possível consumir e conhecer o processo produtivo.

EXPERIÊNCIA FLORES – Para quem gosta de arranjos florais, o espaço vai promover oficinas e ensinar os visitantes a elaborarem os adornos de maneira profissional, com as combinações adequadas. Os produtos podem ser utilizados na decoração ou para presentear alguém.

EXPERIÊNCIA ARTESANATO – O artesanato capixaba será representado por 18 expositores que vão levar produtos de diversos municípios do Espírito Santo para a RuralturES, com oportunidade para comercialização e divulgação da cultura local.

EXPERIÊNCIA CASA NOSTRA – Destaque desta edição, a réplica de um casario vai promover uma experiência sobre a vida dos imigrantes italianos. Para conhecer o espaço é necessário fazer um pré-agendamento e para a visita guiada será cobrado ingresso. A Venda antecipada por de ser feita por meio do site: https://ruraltures.com.br/programacao2023/experienciacasanostra.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Fonte: Fonte: RuralturES

Veja também

policia-29-02-IG-Reproducao-Instagram

Suspeito de desmanchar carro usado no Caso Marielle é preso pela Polícia Federal

saude-29-02-freepik-mulher-gripe

Saiba a diferença entre os sintomas da dengue e da Covid-19

policia-29-02-Marcelo-Camargo-Agencia-Brasil

Polícia Federal prende mais três suspeitos em nova fase da operação Lesa Pátria

policia-29-02-pm-capa

Polícia Militar prende suspeitos de tráfico de drogas e encontra um pé de maconha em Domingos Martins

geral-28-02-alfredo-chaves-estradas

Estradas precárias em Alfredo Chaves dificultam acesso de moradores a serviços básicos

saude-28-02-PMMF-vacinacao

Marechal Floriano inicia vacinação contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos

brasil-28-02-ag-brasil-Juca-Varella

Ministério da Educação divulgou a segunda chamada do Prouni

turismo-28-02-PMDM-pascoa

Coelhinho chega neste final de semana para inaugurar a Festa da Páscoa em Domingos Martins