Ex-aluno e professores do Ifes recebem prêmio em congresso internacional de fabricação de ferro e aço

Publicado em 17/05/2024 às 10:43

Compartilhe

mundo-17-05-ft-div-IFES

Foto: Divulgação

O ex-aluno do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Lucas da Silva Renato e os professores do Campus Vitória José Roberto de Oliveira e Estefano Vieira foram premiados, no dia 8 de maio, durante o Congresso AISTech 2024, realizado em Columbus, Ohio (EUA). Eles foram contemplados pelo artigo “Use of CaO-Al2O3 Synthetic Slag on EAF Tapping for Steel Desulfurization”.

Esse é o primeiro artigo científico brasileiro a ser premiado na categoria Ladle & Secondary Refining, sendo o Ifes a primeira instituição brasileira a ser contemplada. O prêmio, criada em 2005, é concedido pela Association for Iron & Steel Technology (AIST), a maior associação na área de fabricação de ferro e aço do mundo.

O artigo é foi elaborado a partir da dissertação “Desenvolvimento de Escórias à Base de CaO-Al2O3 para dessulfuração de Aços no Vazamento do FEA”, que Lucas defendeu quando era aluno do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Propemm), com orientação do professor José Roberto de Oliveira. A publicação contou com a participação dos estudantes Raphael Mariano de Souza e Víctor dos Santos Dagostini; dos docentes Estefano Vieira e Felipe Fardin Grillo; e Jean Carlo Camasmie de Paola, da empresa Green Rocks.

“O trabalho é um resumo da dissertação e aborda a utilização de uma escória sintética, feita de cal e alumina, no processo de dessulfuração do aço. Estudamos o processo em uma unidade siderúrgica em Cariacica e, como resultado, observamos melhorias na dessulfuração do aço”, explica Lucas. Ele concluiu o mestrado em 2022 e, em 2023, o artigo foi submetido à premiação da Association for Iron & Steel Technology (AIST). Atualmente, Lucas trabalha como gerente de suprimentos em uma siderúrgica e cursa o doutorado em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

aistech 2

“O prêmio mostra o comprometimento do programa em promover a internacionalização, conforme as diretrizes da Capes e do Ifes”, destaca Estefano Vieira, coordenador do Propemm. “Os esforços da PRPPG junto com o Propemm estão dando resultados relevantes, fortalecendo o Ifes no cenário internacional através de seus egressos”, acrescenta.

O projeto premiado contou com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes (PRPPG), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Sobre AIST
A Association for Iron & Steel Technology (AIST) é uma organização sem fins lucrativos com 16.600 membros de mais de 70 países. Possui 29 Comitês de Tecnologia, representando todas as facetas do processo de fabricação de ferro e aço, além de 22 seções de membros locais espalhados por seis continentes, representando uma rede de conhecimento e experiência em aço.

Fonte: Ifes

Veja também

mundo-13-06-ft-reproducao-internet

Ferida no Líbano diz ter deixado o Brasil após agressão do marido

politica-13-06-Alex-Ferreira-Camara-dos-Deputados

PL que iguala aborto a homicídio tem 78% de rejeição no site da Câmara

policia-13-06-ft-policia-civi-MF-roubo-casal

Casal detido em Marechal Floriano disse que anjo os orientou a praticar furtos em residências

saude-13-06-ft-sesa

Hospital Estadual Central recebe placa comemorativa do selo Diamond pela excelência no tratamento do AVC 

politica-13-06-Helio-Filho-Secom

Armazéns do Porto de Vitória ganham projeto de requalificação

esporte-13-06-ft-gov-es-selecao-capixaba-handebol

Seleção capixaba de handebol disputa Campeonato Brasileiro Cadete

cultura-13-06-ft-gov-es

VII Festival de Leituras Dramáticas Capixabas agita Cachoeiro

saude-13-06-ft-Criar-Comunicacao-Integrada-medico

Mais de 50 médicos do Espírito Santo respondem por processo no CRM