Estudo investiga a relação entre padrões alimentares e obesidade entre trabalhadores rurais de Santa Maria de Jetibá

Publicado em 08/01/2025 às 11:01

Compartilhe

2150238984

Foto: Freepik

Uma pesquisa realizada junto a produtores rurais de Santa Maria de Jetibá revelou o consumo de alimentos tradicionais, mas também a adesão a produtos industrializados, especialmente entre os mais jovens, de classe socioeconômica mais elevada e aqueles com hábitos mais urbanizados. A maior adesão aos padrões alimentares tradicionais foi associada a menor obesidade em trabalhadoras rurais.

Com o título Padrões alimentares, processamento de alimentos e obesidade: um estudo em trabalhadores rurais do sudeste brasileiro, a tese de doutorado de Monica Cattafesta, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde da Ufes (CCS/Ufes), sob a orientação da professora Luciane Salaroli, envolveu 740 agricultores, sendo 381 homens e 359 mulheres. A pesquisa foi realizada entre dezembro de 2016 e abril de 2017.

O objetivo foi investigar o consumo alimentar de trabalhadores rurais que moram no principal município produtor de hortifrutigranjeiros, relacionando os hábitos na alimentação com fatores sociodemográficos, de trabalho, estilo de vida e obesidade. Segundo a pesquisadora, “apesar da importância dos hábitos alimentares para o processo saúde-doença, há lacunas quanto à análise do consumo alimentar de trabalhadores e populações rurais, assim como no acompanhamento do estado nutricional desses grupos”.

A respeito do processamento de alimentos, que pode envolver várias etapas, desde a limpeza e preparação dos ingredientes até o cozimento, desidratação, fermentação, embalagem e armazenamento, esses trabalhadores consomem em sua grande maioria, cerca de 64,7%, alimentos minimamente processados (arroz, feijão, lentilhas, cogumelos, frutas secas, castanhas, entre outros). Em seguida, vêm os alimentos ultraprocessados (17,7%) como salsichas, biscoitos, geleias, sorvetes, chocolates, refrigerante, frango empanado, entre outros. O terceiro grupo são os ingredientes culinários processados, (12,4%), como azeite, manteiga, açúcar e sal. O quarto grupo são os alimentos processados, com 5,2%, que se referem a alimentos em conserva, carnes salgadas e defumadas, alguns queijos, sardinha e atum em lata, dentre outros.

Os dados demonstram que a prevenção à obesidade também deve ser pautada no meio rural, pois essa população apresenta elevada prevalência de obesidade geral (19,7%) e obesidade abdominal (31,5%).

Fonte: Ufes

Veja também

saude es

Sesa reúne profissionais da saúde para debater doação de órgãos no Estado

café julio huber

Coffee Connect será realizado pela primeira vez no Espírito Santo

Matriculas na eja

Matrícula para alunos da EJA na Rede Pública Estadual de Ensino começa na próxima segunda-feira (21)

Aerial view of cargo ship and cargo container in harbor.

Exportações do agro capixaba mantêm solidez e ganham novos mercados no primeiro semestre de 2025

capa

Acidente com carreta mata jovem e deixa pai em estado grave na BR-262, em Domingos Martins

WhatsApp Image 2025-07-17 at 15.22.28

Feira Nater Coop e TecnoAgro 2025 destaca inovação e sustentabilidade no agronegócio capixaba

2fa9206dc0a1aac38a9fb97394a4336f_lg_original_

Senar-ES abre processo seletivo com vagas para nível médio e superior em vários municípios

{CE3EACD5-CC8C-626D-C78D-4BE32D13EAAD}

Conheça as candidatas à Rainha e Princesas da 50ª Festa da Banana e do Leite de Alfredo Chaves