Estudantes participam de aula de campo no Pico dos Três Pontões em Afonso Cláudio

Publicado em 24/06/2017 às 12:45

Compartilhe

Os estudantes, da 2ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Itagiba Escobar, localizada no município de Cariacica, participaram, no dia 14, de uma aula de campo no Pico dos Três Pontões e no Museu das Grandes Guerras, ambos localizados em Afonso Cláudio. A ação teve como objetivo trabalhar as grandes guerras mundiais, o ecoturismo, a Mata Atlântica, as espécies de Bromélias Endêmicas e os demais componentes dos ecossistemas, além das relações interpessoais em grupo.

No Pico dos Três Pontões, os alunos participaram de uma trilha ecológica de seis quilômetros, onde o grupo pôde observar as Paineiras, os Musgos, os Liquens, a erosão diferencial, formação de Serra Pilheira, erosão esferoidal, os Alvéolos e a formação montanhosa da região de Afonso Cláudio. Quem acompanhou a turma durante a caminhada foi o guia e proprietário da pousada Cantinho dos Três Pontões, Itamar Arno Tesch.

Já no Museu das Grandes Guerras, os estudantes foram recebidos pela família do senhor Rolf Hoffman e puderam contemplar o acervo com mais de cinco mil peças utilizadas nos campos de batalhas, na primeira metade do século XX. No local, fardas, medalhas e equipamentos bélicos incorporam um cenário característico vivido por grandes personagens da história, como Hitler, Napoleão e o imperador prussiano Frederico, também conhecido como “O Grande”.

Segundo a diretora da escola, Elaine Cristina Rossi Pavani, esta ação contribui para melhorar a compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula. “A partir dessas informações colhidas nas visitas os estudantes são provocados a pensar cientificamente e a buscar formas de intervenções positivas para algum problema existente em sua comunidade”, pontuou.

O aluno, Matheus Muniz Souza, afirmou que a caminhada foi bastante produtiva e que ele aprendeu muito fazendo a trilha. “Achei muito legal, pois dificilmente temos aulas de campo assim. Vi uma planta que nunca tinha ouvido falar antes, e que só temos aqui no estado, a Bromélia Endêmica. Sem falar que com essa aula aprendemos a ver a natureza por outro lado, um lado mais verde e simples. Apesar de cansativo, o passeio valeu muito a pena, porque saímos do estresse da sala de aula”, explicou.

Veja também

policia 16-09 - ft Agência Brasil - incendio

Polícia Federal abre inquérito para apurar fogo perto da residência oficial da presidência em Brasília

geral 16-09 - ft freepik - previsão do tempo

Previsão de chuva para cidades da região serrana do Espírito Santo nesta segunda-feira (16)

geral 16-09 - ft gov es - pedra azul

Parque Estadual Pedra Azul está fechado para visitação até terça-feira (17)

geral 16-09 - ft sesp - leilão corpo de bombeiros

Começam visitas do leilão de veículos e sucatas do Corpo de Bombeiros Militar

cultura 16-09 - ft ascom centro rochas - Camerata Jovem Rochativa

Jovens talentos de camerata capixaba levam a cultura brasileira para palcos italianos em turnê internacional

mundo 16-09 - ft Reprodução TV Globo - astronautas

Astronautas que ficaram “presos” no espaço dizem adorar estar fora da Terra

brasil 16-09 - ft Reprodução TV Cultura - Datena agride Marçal durante debate em SP

Datena se revolta com provocação e agride Pablo Marçal em debate

saude 16-09 - ft sesa - sala de cirurgia

Espírito Santo já realizou mais de 100 mil cirurgias eletivas neste ano