Estudante de Domingos Martins pode representar o ES no Parlamento Juvenil do Mercosul, saiba como ajudar
Publicado em 27/02/2025 às 15:47

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação
A estudante Heloisa Fermao Schulz, de 16 anos, moradora de Ponto Alto, Domingos Martins, está entre os finalistas do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2024-2026. Aluna da 2ª série do Ensino Médio, Heloisa é a única representante da região serrana do Espírito Santo entre os seis projetos capixabas selecionados para a etapa nacional. Seu trabalho aborda a crise hídrica brasileira e propõe soluções sustentáveis para o problema.
O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa do Setor Educacional do Mercosul (SEM) que proporciona aos estudantes da rede pública um espaço de diálogo e protagonismo juvenil, incentivando a elaboração de propostas sobre temas de interesse comum entre os países do bloco. Agora, Heloisa precisa do apoio da população para garantir sua participação como representante do Estado na fase final do programa.
A eleição termina nesta sexta-feira (28), por meio de votação eletrônica. Para votar e apoiar a estudante, acesse: https://formularios2.mec.gov.br/eleicao-do-pjm-2024-2026, o apoio da comunidade pode ser decisivo para que sua proposta seja levada adiante.
Proposta sobre a crise hídrica
Heloisa escolheu abordar a crise hídrica a partir da observação dos impactos diretos que a falta de água causa em diversas comunidades, especialmente no interior do Espírito Santo. “A água é um recurso essencial para a vida e para o desenvolvimento sustentável. Muitas vezes, sua escassez é causada não somente pelas mudanças climáticas, mas também pelo uso irresponsável e pela falta de políticas eficientes de preservação”, explica a estudante.
Seu projeto propõe a implementação de programas de conscientização ambiental nas escolas, capacitando os jovens para serem agentes de transformação em suas comunidades. Entre as soluções apresentadas estão a criação de redes de cooperação entre municípios para reutilização da água da chuva e o incentivo ao uso de tecnologias sustentáveis de captação e armazenamento de água. Além disso, a proposta busca fortalecer parcerias entre os países do Mercosul para promover estratégias conjuntas de preservação dos recursos hídricos.
O desenvolvimento do projeto foi um desafio para Heloisa, que precisou conciliar sua rotina escolar e outras atividades com a pesquisa sobre a crise hídrica. “A maior dificuldade foi encontrar soluções viáveis para diferentes realidades do Brasil, principalmente para regiões mais afetadas pela escassez de água. Outro desafio foi conciliar a rotina escolar, o trabalho e o desenvolvimento do projeto”, conta.
Mesmo diante dessas dificuldades, a estudante destaca o apoio recebido da escola, da comunidade e da família como fundamentais para seguir em frente. “Chegar à etapa nacional é uma grande conquista e me motiva a continuar lutando por mudanças que possam melhorar a vida das pessoas e proteger o meio ambiente”, conclui.