Estrada do Bambuzal no Vale da Estação: uma tragédia anunciada

Publicado em 19/03/2019 às 19:21

Compartilhe

Moradores e sitiantes da região do Vale da Estação em Domingos Martins, na tarde deste último sábado (16), por volta das 15h, fizeram uma manifestação pacífica, no local conhecido como estrada do Bambuzal, que liga o Vale da Estação a Bom Jesus, que, de acordo com a Defesa Civil estadual à época, sugeriu uma vistoria para fazer uma proteção na estrada.

Cansados de tanto espera, cerca de 30 manifestantes utilizaram bambus e cordas para bloquear a passagem, que por mais ou menos uma hora ficou fechada. A reportagem do portal Montanhas Capixabas esteve no local e acompanhou o ato.

Anúncio

Estrada do Bambuzal no Vale da Estação uma tragédia anunciada 2Todo esse processo que já dura 8 anos vem causando indignação às pessoas que dependem da estrada, como é o caso do aposentado Adriano Dalto, que associou o problema local às tragédias ocorridas em Mariana e Brumadinho, onde as barragens se romperam, ocasionando a morte de centenas de pessoas. Assista o vídeo com o depoimento do senhor Adriano:

Já a comerciante local, Marlene Paganini, se sente revoltada em saber que sua filha, poderia acordar às 6h da manhã para ir à escola, não fosse o problema da estrada, que em função do resultado do laudo da Defesa Civil Estadual, juntamente à Prefeitura de Domingos Martins determinaram a utilização de rota alternativa para o transporte escolar, passando pelo município de Marechal Floriano, o que torna as idas e vindas mais longas e demoradas. Assista o vídeo da comerciante:

Anúncio

Da mesma forma, o morador, Alessandro Coutinho, relata que tem que pagar aluguel para que a filha possa permanecer em Campinho – sede de Domingos Martins – para que a mesma possa estudar e não tenha que fazer esse deslocamento. Assista a entrevista de Coutinho:

Perigo eminente

No trecho onde nossa reportagem esteve presente, conforme mostra o vídeo, foi visto que os veículos passam por uma estrada que possui aproximadamente 3 metros de largura e, que sobram no máximo 40 centímetros, entre os pneus e o precipício, conforme você pode acompanhar em nossa reportagem. Assista o vídeo:

Documentação

Munida de todos os documentos, a auxiliar administrativa Sandra Espanhol, mostra que essa é uma luta que iniciou desde 2011. O processo fora arquivado, porém a mesma entrou com o pedido de reabertura e fez uma denúncia no Ministério Público. Acompanhe a entrevista de Sandra:

A resposta da Prefeitura 

O portal Montanhas Capixabas entrou em contato com a Prefeitura de Domingos Martins e obteve a seguinte resposta, que foi lida no local aos manifestantes. Veja o vídeo:

Veja também

WhatsApp Image 2026-09-19 at 15.37.08

Vila Pontões fortalece identidade turística com entrega do Circuito dos Cafés Especiais

close-up-man-handshake-sunny-day

Seguro rural: como funciona e por que contratar

Beautiful landscape of big tree in the forest with low angel view point

Créditos de carbono: como o produtor rural pode gerar receita

Sunset meadow, wildflowers bloom in the dusk generated by artificial intelligence

Do plantio ao beneficiamento: os principais cuidados na produção de algodão

_rbr3903_0

Inscrições para integrar delegação brasileira na COP31 terminam neste domingo

_d6a4093

Candidatos ficam protegidos contra prisões a partir deste sábado (19)

_mg_5213

Banco Central anuncia mudanças no Pix e autoriza uso do Pix Automático em contas-salário

2150169455

Os maiores clubes do Campeonato Brasileiro da Série A