Espírito Santo terá 1º Pelotão do Exército no Brasil formado por pessoas com Down

Publicado em 17/08/2023 às 07:39

Compartilhe

38-batalhao

Um grupo de pessoas com síndrome de Down, atendidas pela Vitória Down, vão fazer parte de ação pioneira no Brasil: elas vão participar da capacitação do 1º Pelotão do Exército. A iniciativa vai acontecer por meio de uma parceria da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down do Espírito Santo – Vitória Down e o 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro.

O curso terá duração de dois meses e será dividido em quatro módulos. Na primeira aula, que acontecerá na próxima sexta-feira (18), no 38º Batalhão de Infantaria, em Vila Velha, às 8h, os alunos vão participar da formatura geral do Batalhão com a participação da Banda do Exército, vão visitar as instalações e participar da aula inaugural que será ministrada pelo comandante do 38º BI, Coronel Rodrigo Penalva de Oliveira. 

O Projeto Pelotão 21 tem objetivo de capacitar pessoas com T21 (Síndrome de Down) em atividades rotineiras do quartel. O projeto contará com a participação de 26 jovens e adultos e terá a duração aproximada de dois meses, com carga horária total de 20 horas e quatro encontros presenciais, onde os alunos receberão instruções de ordem unida, educação moral e cívica, material individual para o combate, procedimentos para o consumo da ração operacional, técnicas de camuflagem, gestão de risco e segurança alimentar na cozinha, além do treinamento físico militar. Os familiares dos alunos também vão participar do projeto com atividades específicas.

Segundo o Exército, as instruções serão totalmente adaptadas para atender às necessidades da turma. Todos os instrutores foram capacitados para trabalhar com esse público e as instruções foram planejadas de modo que os alunos tivessem o máximo de aproveitamento possível.

O Pelotão 21 foi idealizado pelo embaixador da Vitória Down e Comendador do 38° BI, Marcel Carone, que também foi o responsável por unir as duas Instituições. Para a presidente da Vitória Down, Lisley Sophia, o projeto é uma importante oportunidade para pessoas com deficiência ocuparem espaços.

“Assim como foi a Brigada 21, projeto pioneiro que foi realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, que proporcionou às pessoas com síndrome de Down aprenderem e realizarem as atividades desenvolvidas pelos militares, o Pelotão 21 vai abrir mais uma porta para as pessoas com deficiência ocuparem espaços. Uma das nossas missões é garantir a autonomia dessas pessoas e o curso, tenho certeza, vai proporcionar a eles uma experiência de vida incrível”, disse.

BRIGADA 21 – O Projeto Brigada 21 aconteceu, no primeiro semestre de 2022, em parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Vitória Down. No curso, os alunos aprenderam conteúdos de primeiros socorros, combate a incêndio, abandono de área e realizaram ações práticas de como apagar pequenos incêndios, por exemplo, abafar o fogo numa panela queimando com óleo, aprenderam a usar um extintor para apagar um princípio de incêndio da forma correta, conter hemorragias, proteger ferimentos, imobilizar fraturas e orientar a evacuação de locais em situações de emergência, evitando tumulto.

POR QUE O NOME PELOTÃO 21?

A síndrome de Down ou trissomia do cromossomo 21 é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária. As pessoas com síndrome de Down, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três.

Aula Inaugural

Data – 18/08 (sexta-feira)

Hora – 08h

Local – 38ª Batalhão de Infantaria

Fonte: Vitória Down

Veja também

geral-14-02-casa-freepik

Governo federal comprará quase 2 mil imóveis para desabrigados no RS

agro-30-05-ft-freepik-agro-familia

Coop apresenta demandas para o Plano Safra da Agricultura Familiar

geral-30-05-ft-freepik-mata

Espírito Santo é o estado que mais fiscaliza seu território de Mata Atlântica

geral-22-02-Joedson-Alves-agencia-Brasil-1

Prazo termina amanhã e quase 50% dos MEIs não enviaram declaração anual

GATRONOMIA-2

Receita de “Falso” pudim de morangos

mat-paga-29-05-Comercial-Delpupo-capa-1

Empresa promove treinamento para profissionais da construção de Afonso Cláudio

cultura-29-05-ft-div-carnaval-veneza

Festival da cultura italiana na Praça do Papa recebe Carnaval de Veneza

geral-29-05-ft-Gov-ES-equipe-bombeiros

Espírito Santo envia quarta equipe de bombeiros para Rio Grande do Sul