Espírito Santo lança calendário vacinal para bovinos e bubalinos

Publicado em 21/05/2024 às 08:29

Compartilhe

agro-21-05-ft-div-gov-es-calendario-vacinacao

Foto: Divulgação

Todos os pecuaristas do Espírito Santo devem ficar atentos! O Governo do Estado acaba de lançar o calendário de vacinação recomendado aos rebanhos bovino e bubalino presentes em território capixaba. Dessa forma, os criadores podem se informar a respeito das vacinas necessárias em cada período de vida dos animais para preservar a sanidade do gado de leite e de corte.

O calendário foi organizado a partir do diálogo com profissionais da área, especialmente médicos-veterinários e zootecnistas, além de representantes dos produtores e criadores de gado.

O lançamento do calendário de vacinação foi realizado na manhã desta segunda-feira (20) na Fazenda Santo Antônio, pertencente ao Grupo Fiore e localizada em Calogi, zona rural do município da Serra.

Segundo o secretário da Agricultura, Enio Bergoli, este é o momento de realizar ações educativas com os produtores rurais no intuito de melhorar a cobertura vacinal de doenças obrigatórias, como a brucelose, e incentivar o uso de imunizantes contra zoonoses, que são as doenças que acometem animais e seres humanos.

“A melhoria da sanidade promove a abertura de novos mercados, melhora os índices produtivos do rebanho e garante a lucratividade dos pecuaristas. E, ainda, essa ação é estratégica para a garantia da segurança alimentar”, afirmou Enio Bergoli.

Esta ação é fruto da parceria entre a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), o Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Estado do Espírito Santo (Fepsa-ES) e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/ES).

Entre os principais beneficiados estarão pecuaristas atendidos pelo Idaf, Incaper, cooperativas, associações, prefeituras municipais, sindicatos, laticínios privados, dentre outros parceiros do programa.

Melhoria da pecuária

A sanidade animal é uma das ações prioritárias do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite do Espírito Santo, lançado em agosto de 2023 pelo governador Renato Casagrande. O programa é baseado em cinco eixos, tendo como foco a sustentabilidade e agregação de valor e o objetivo de aumentar a produtividade de leite nas propriedades rurais capixabas e tornar o Estado autossuficiente na produção.

O estímulo à vacinação também está expresso nas iniciativas selecionadas pelo novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (PEDEAG 4 – 2023/2032), que é o documento construído para nortear as políticas públicas para o setor agropecuário no Espírito Santo com o objetivo de aumentar a produtividade e as exportações do agronegócio capixaba.

Fonte: Governo Es

Veja também

agricultura-familiar

Governo e Assembleia anunciam investimento de R$5 milhões na Agricultura Familiar

Cooperativas-de-seringalistas-debatem-desafios-da-producao-de-borracha-no-ES

Cooperativas de seringalistas debatem desafios da produção de borracha no ES

Governador-anuncia-mais-66-novos-onibus-climatizados-para-o-Transcol

Governador anuncia mais 66 novos ônibus climatizados para o Transcol

sustentabilidade-es

Projeto Semeando com Sustentabilidade receberá investimento três vezes maior

inovacoes-es

Governo do Estado apresenta ações inovadoras durante o ESX 2024

fevesu-24

Favesu 2024 leva conhecimento sobre avicultura e suinocultura a milhares de participantes

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França