Espírito Santo inicia serviço inédito de Oncologia em Oftalmologia aos pacientes do SUS

Publicado em 16/05/2024 às 08:50

Compartilhe

saude-16-05-ft-divulgacao-exame-vista

Foto: Divulgação

Em uma parceria entre o Governo do Espírito Santo e o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), o Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba ganha um novo serviço especializado, o de Oncologia em Oftalmologia. O serviço é inédito no Estado e começará os atendimentos no próximo dia 1º de junho. Antes, os pacientes eram encaminhados para outros estados para realizar os tratamentos.

Os atendimentos acontecerão semanalmente, todas as quintas-feiras, no Hucam, localizado em Vitória. O acesso às consultas ocorrerá por meio da Regulação Estadual, com atendimento iniciado na Atenção Primária.

“É um momento especial que vivenciamos no Sistema Único de Saúde capixaba. Antes, o paciente precisava se deslocar para outros estados para realizar o tratamento. Com esse serviço inédito e os esforços de ampliar, cada vez mais o acesso da população à saúde, e atendendo a uma solicitação do governador Renato Casagrande de reduzir a distância entre o paciente e o serviço, vamos oportunizar o tratamento no Estado, com a referência que é o Hucam”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.

O novo serviço engloba, além das consultas ambulatoriais, as cirurgias, caso necessário, e o tratamento. E poderá atender pessoas de 18 a 100 anos com tumores corneanos e/ou conjuntivais; neoplasia escamosa da superfície ocular (carcinoma, neoplasia in situ); Melanose primária adquirida (MPA); Papiloma; Granuloma; e Nevus.

Atualmente a Secretaria da Saúde (Sesa) tem 53 pacientes cadastrados no Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em tratamento para neoplasia maligna do olho. O serviço poderá atender novos diagnósticos.

De acordo com o subsecretário de Estado de Regulação do Acesso em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos, todas as tratativas para a oferta do serviço já vinham sendo feitas e, após a reunião dessa terça-feira (14), as equipes técnicas conseguiram finalizar a proposta.

“Prontamente o Hucam se organizou para colocar a agenda à disponibilidade do atendimento e o serviço será iniciado já no próximo mês. É uma conquista importante para todos nós capixabas e, em especial aos usuários do Sistema Único de Saúde”, disse o subsecretário.

Novo serviço especializado do SUS capixaba

  • Consultas em Oncologia em Oftalmologia;
  • A entrada para o acesso ao serviço acontece pelo atendimento na Atenção Primária à Saúde, na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência do cidadão. O profissional que o atendê-lo irá encaminhá-lo ao serviço, por meio da Regulação Estadual;
  • O serviço atende pessoas de 18 a 100 anos;
  • Após a confirmação do agendamento e a marcação da consulta, ela será realizada no Hucam, em Vitória. Os atendimentos acontecerão semanalmente, todas as quintas-feiras;
  • Com a confirmação do diagnóstico para tumores corneanos e/ou conjuntivais; neoplasia escamosa da superfície ocular (carcinoma, neoplasia in situ); Melanose primária adquirida (MPA); Papiloma; Granuloma; e Nevus, o tratamento é iniciado.

Fonte: Governo ES

Veja também

cafes-es

Cafés do Espírito Santo no topo do Prêmio Artesanal de Cafés Especiais Torrados

cafe-conilon

Produção de café conilon deve ser a 3ª maior na série histórica no Espírito Santo

Pesquisa-utiliza-biocarvao-de-casca-de-laranjeira-e-eucalipto-para-filtrar-esgoto

Pesquisa utiliza biocarvão de casca de laranjeira e eucalipto para filtrar esgoto

roberto-kautsky-1

Roberto Anselmo Kautsky: o botânico capixaba que revelou ao mundo a beleza das orquídeas do Espírito Santo

Programa-Saude-na-Escola-leva-conscientizacao-e-cuidados-a-criancas-e-adolescentes-em-todo-Estado

Programa Saúde na Escola leva conscientização e cuidados a crianças e adolescentes em todo Estado

Recorde-nas-exportacoes-do-agro-capixaba-no-1o-quadrimestre-de-2024

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º quadrimestre de 2024

Mulheres-Positivas-abre-periodo-de-indicacoes-para-premio-voltado-a-empreendedoras-no-Agro

Mulheres Positivas abre período de indicações para prêmio voltado à empreendedoras no Agro

brasil-24-05-ft-Rafa-Neddermeyer-abrigo-chuvas-sul

Pessoas físicas doam R$ 35 mi do IR para fundos do Rio Grande do Sul