Espírito Santo é o Estado que mais realizou investimentos em 2023

Publicado em 23/03/2024 às 06:00

Compartilhe

estado

O Governo do Espírito Santo foi o que mais realizou investimentos em 2023, entre todos os Estados da federação. É o que mostra o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). De acordo com o relatório, de todas as despesas empenhadas pelo Governo Estadual no ano passado, 20% foram utilizadas para investimentos em infraestrutura, saúde, esporte, segurança pública, entre outras áreas.

O secretário de Estado da Fazenda, o auditor fiscal Benicio Costa, observa que o valor destinado pelo Governo do Estado a investimentos em 2023 – R$ 4,2 bilhões – foi o maior registrado na história do Estado. O Espírito Santo vem batendo recorde em valores investidos a cada ano, totalizando R$ 13,1 bilhões alocados em investimentos no período de 2019 a 2023, em valores nominais.

 “O Espírito Santo tem feito investimentos vultuosos em áreas que são importantes para a qualidade de vida do cidadão. E isso só é possível porque o Estado tem uma situação financeira equilibrada e uma gestão fiscal responsável, com capacidade de honrar compromissos com folga e realizar investimentos robustos com recursos próprios, deixando um importante legado para as gerações futuras”, destacou Benicio Costa.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, lembra que os resultados alcançados mostram o zelo da gestão capixaba com as contas públicas. Uma gestão que recebe, há 12 anos consecutivos, Nota A em capacidade de pagamento no Tesouro Nacional.

“Um dos critérios para termos esta nota junto à STN é que o Estado tenha uma poupança corrente de pelo menos 15%. E o Espírito Santo vai além! Tivemos uma poupança de 20%, que é a relação entre a nossa receita e a nossa despesa. Isso faz com que o Estado avance em investimentos e realize políticas públicas que são exemplo para o país e que beneficiam a população capixaba, fomentando o desenvolvimento econômico e social”, ressaltou Duboc.

Benicio Costa também agradeceu às equipes das Secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Economia e Planejamento (SEP) pela eficiência e zelo no trabalho diário de administrar as contas públicas do Estado. “Essa dedicação faz toda a diferença para que o Estado seja considerado referência em gestão para todo o País”, disse o secretário de Estado da Fazenda. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sefaz

Veja também

acidente rede eletrica

Rede elétrica volta a causar acidentes em Domingos Martins

sandra

Estudante de Marechal Floriano tem uma das maiores notas na redação do ENEM no Estado

alfredo chaves

Alfredo Chaves comemora 134 anos com programação especial

preso por ameacar a namorada

Homem é preso em flagrante por ameaçar de morte sua namorada em Marechal Floriano

namorada morta

Laudo aponta que Damiana Santos foi morta por chutes, socos, estrangulamento e marteladas

homem é preso em dm

Homem é preso com drogas e munições em Domingos Martins

aviao freepik

Estudantes da Rede Pública Estadual embarcam para o Canadá nesta sexta-feira (24)

pesticidas ufes

Pesquisa da Ufes expõe efeitos do uso de pesticidas na saúde de produtores do Espírito Santo