Espírito Santo celebra a força da pecuária no Dia Nacional do Boi
Publicado em 25/04/2025 às 08:54

Foto: Freepik
Com mais de 220 milhões de cabeças de gado, o Brasil lidera o ranking mundial em tamanho de rebanho bovino. Em homenagem à importância do setor, o país celebra em 24 de abril o Dia Nacional do Boi. No Espírito Santo, são cerca de 2,2 milhões de bovinos, distribuídos por todas as regiões do Estado — e em 38 municípios capixabas, há mais bois do que pessoas.
A informação foi levantada pela Gerência de Dados e Análises da Seag, com base em dados do IBGE. O levantamento destaca o papel essencial da pecuária na economia rural, especialmente nas regiões Norte e Noroeste, onde a criação de gado é uma das principais fontes de renda.
“O Espírito Santo tem mostrado sua força na pecuária e se destaca pela qualidade da carne bovina. Estamos presentes em todas as regiões, com políticas públicas voltadas à realidade dos produtores e às vocações do campo capixaba”, afirmou o secretário de Agricultura, Enio Bergoli.
Um exemplo da excelência capixaba foi o prêmio internacional conquistado pela Fazenda Paraíso Heringer, de Vila Velha, que venceu o Circuito Nelore de Qualidade com o melhor lote de carcaças de machos. A premiação, promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, aconteceu em São Paulo e contou com a participação de criadores de todo o Mercosul.
Entre os municípios, Mucurici tem a maior proporção de bois por habitante: são 16 animais para cada morador. Já Ecoporanga lidera em números absolutos, com mais de 226 mil cabeças de gado e uma população de menos de 22 mil pessoas — o que representa cerca de 10 bois por habitante. Ponto Belo, Montanha e Presidente Kennedy também se destacam, com médias entre 5 e 7 bovinos por pessoa.
Segundo o coordenador de Pecuária da Seag, Filipe Barbosa Martins, essa predominância se deve a fatores como a tradição da atividade, amplas áreas de pastagem e políticas públicas estaduais voltadas ao fortalecimento da agropecuária.
Investimentos para fortalecer a pecuária capixaba
Com foco no fortalecimento da produção e no apoio aos pequenos e médios produtores, o Governo do Estado vem implementando ações por meio da Secretaria da Agricultura (Seag). Uma das principais iniciativas é o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite, lançado em 2023.
Entre as ações do programa estão:
- Entrega de mais de 10 mil doses de sêmen de touros com alto padrão genético;
- Seleção de mais de 300 pecuaristas beneficiados por meio de avaliação técnica nas propriedades;
- Distribuição de ensacadoras de forragem, essenciais para o armazenamento de alimentos durante períodos de seca.
Somente em 2025, estão sendo investidos R$ 392 mil na aquisição de 70 ensacadoras, das quais 40 já foram entregues a produtores da região Sul. No ano anterior, outras 40 máquinas foram distribuídas, com investimento de R$ 280 mil, beneficiando 30 municípios.
Outro destaque foi o Encontro de Integração da Genética Bovina Capixaba, realizado em agosto de 2024 na Fazenda Paraíso. O evento reuniu produtores de diversas regiões para discutir os rumos da pecuária no Estado e no Brasil.
A meta do Governo é ambiciosa: tornar o Espírito Santo referência nacional em qualidade e rentabilidade, e elevar a produção anual de leite para 700 milhões de litros até 2032, quase o dobro do volume atual, conforme previsto no Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag