Espírito Santo bate recorde de abertura de empresas em 2023

Publicado em 14/01/2024 às 00:07

Compartilhe

abertura-de-empresas

O Espírito Santo bateu recorde na abertura de empresas em 2023. Foram 20.532 novos registros, o que representa um aumento de 5,21% em relação à 2022, que teve 19.514 processos de constituição. O número é o maior alcançado nos últimos dez anos e equivale a um média de 57 empresas abertas por dia no Estado.

As atividades que mais tiveram empresas abertas no último ano são a de Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, que ficou em primeiro lugar, com 7.569 novos registros; de Promoção de vendas, em segundo, com 6.891; e Comércio varejista de bebidas, em terceiro, com 5.066.

Entre as principais razões para aumento, destaca o presidente da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo, Paulo Alfonso Menegueli, estão a simplificação do sistema e a integração promovida pelo Governo do Estado entre os órgãos envolvidos no processo de abertura. “O Decreto Estadual nº 5183-R, que dispensou de atos públicos atividades econômicas consideradas de baixo potencial de risco, e a integração com órgãos estaduais e municípios por meio do sistema Simplifica ES, foram decisivos para facilitar o processo de abertura, beneficiando o empreendedor, assim como nos pede o Governador Renato Casagrande”, afirma Menegueli.

Mais de 8 mil empresas já foram beneficiadas pelo Decreto citado, que, de 1.332 atividades incluídas na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), dispensou de autorização legal para funcionamento 620 delas.

Quanto ao tempo de abertura, hoje, cerca de 67% dos processos de abertura na Jucees são processados em menos de 10 minutos. Se considerados os registros até 30 minutos, esse montante chega a 78%. Já o tempo total médio entre a consulta de viabilidade e a obtenção do CNPJ para começar a atuar é de 13 horas, o melhor da região Sudeste no ranking da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – Redesim.

Fonte: Assessoria de comunicação da Jucees

Veja também

WhatsApp Image 2025-06-13 at 09.30.51

Rodrigo Amarante, ex-integrante do Los Hermanos, se apresenta no Parque Cultural Casa do Governador

HQF_5135-1

Governo do Estado entrega veículos para impulsionar o turismo nos municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-06-16 at 20.49.55 (3)

De Domingos Martins para o mundo: aluna de escola pública defende doutorado no IMPA e conquista pós-doutorado internacional

54582423453_05bf0f84ea_k

Vitória sedia o I Simpósio de Arboviroses Tropicais Emergentes, promovido por Lacen/ES e Ufes

ExpoQueijo-Brasil-Divulgacao-1024x683

Queijos de 16 países e 18 estados brasileiros estarão reunidos em Minas Gerais

Symbols of Israel and Palestine divided by fencing.

Brasil mantém alerta contra viagens a Israel após novo conflito com Irã

capa

Domingo movimentado em Domingos Martins reuniu cultura, esporte e clima agradável de 15 °C

Captura de tela 2025-06-16 094900

Cardiopatia congênita: condição afeta cerca de 29 mil crianças anualmente no Brasil