Espírito Santo avança na criação de programa estadual de agrometeorologia

Publicado em 12/04/2025 às 10:01

Compartilhe

agrometeorologia2

O Espírito Santo está dando passos importantes para a implantação de um programa estadual de agrometeorologia voltado ao desenvolvimento rural sustentável. A iniciativa foi tema de uma reunião realizada nesta ultima quarta-feira (09), com a participação de representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária no Espírito Santo (SFA/ES) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O objetivo do programa é integrar esforços institucionais para ampliar o monitoramento do clima, aprimorar políticas públicas e aumentar a resiliência da agropecuária capixaba diante das mudanças climáticas.

“O programa busca consolidar ações estratégicas para fortalecer a agrometeorologia, que é fundamental para orientar os produtores rurais e minimizar perdas na produção agrícola”, destacou o superintendente da SFA/ES, Guilherme Gomes de Souza.

Durante o encontro, o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ely dos Anjos Ramos, apresentou a estrutura da proposta, baseada em cinco eixos principais: ampliação da rede de estações meteorológicas, desenvolvimento de ferramentas digitais, capacitação técnica, comunicação com os produtores e modelagem climática. “Nosso objetivo é expandir o monitoramento no Estado, melhorar a precisão das previsões e facilitar o acesso dos agricultores às informações”, explicou.

O chefe do setor de Apoio Meteorológico do Inmet no Espírito Santo, Fernando Cazeli Bragança, também reforçou a importância da parceria. “Essa sinergia institucional é essencial para gerar dados mais precisos e apoiar o produtor na mitigação dos riscos climáticos”, afirmou.

A estrutura do programa contempla ainda a criação de um Sistema Estadual de Informação Agrometeorológica e de um Comitê Técnico Estadual. As ações serão organizadas em cinco eixos prioritários: monitoramento agrometeorológico; modelagem e previsão; comunicação e difusão; capacitação técnica; e ferramentas inteligentes alinhadas ao Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) e ao seguro rural.

Como encaminhamento da reunião, será criado um grupo de trabalho interinstitucional para definir prioridades e orientar a implementação do programa. As atividades estão previstas para começar em 2025, com foco na operação integrada das redes de estações meteorológicas do Incaper e do Inmet.

“Essa articulação representa um marco para a agropecuária capixaba. Com dados mais precisos e comunicação eficiente, os produtores terão melhores condições para se adaptar às variações climáticas e aumentar a produtividade”, afirmou Flávio Marquini, chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da SFA/ES.

Novos investimentos fortalecem infraestrutura agrometeorológica

Nos últimos meses, o Espírito Santo recebeu dois novos equipamentos de ponta para o monitoramento climático. As estações agrometeorológicas, fruto de um convênio entre o Incaper e o Ministério da Agricultura e Pecuária, com apoio de emenda parlamentar da bancada federal capixaba, foram instaladas em Boa Esperança (em março) e em Domingos Martins (neste mês).

Além disso, foram adquiridos kits de calibração de sensores e uma caminhonete destinada ao suporte na manutenção da rede de estações do Incaper. Os investimentos somam R$ 1,1 milhão e fazem parte do projeto estratégico “Reestruturação do Monitoramento Agrometeorológico do Espírito Santo”, voltado à melhoria da coleta de dados climáticos e ao fortalecimento da agricultura capixaba frente às mudanças climáticas.

Outro avanço recente foi a entrada em operação do Sistema de Aquisição e Tratamento de Dados Meteorológicos do Espírito Santo (Satdes), que permite o acesso em tempo real às informações climáticas. A ferramenta foi desenvolvida em projeto de pesquisa do Incaper, com financiamento da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Fonte: Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper

Veja também

Foto Ana Rita - CAPA

Grupo de mães busca conscientização sobre o autismo em Domingos Martins

coluna-vida-saudavel

Vacinas contra o câncer: uma nova fronteira na prevenção e tratamento da doença

mc_previdencia_socialsantos_fc2108200888

Descontos não autorizados em benefícios do INSS geram crise na Previdência

corpo_48543_FestadaPenhaMonicaOliveira1

Festa da Penha: missa de encerramento reúne 250 mil pessoas

WhatsApp-Image-2025-04-29-at-09.20.09

Corpo de Bombeiros e Polícia Científica recebem novas viaturas

Samantha

Santa Teresa vira palco do blues com nova atração no Santa Jazz

f97df23e-6cfa-4f41-bd80-16dde7455cfe

Governo lança 2º Leilão Eco Invest para recuperar terras degradadas e impulsionar agricultura sustentável

Marcel-Carone- coluna diversidade

Desafios da Inclusão de Pessoas com Deficiência no Espírito Santo