Especialistas do Brasil se reúnem em Vitória para debater mudanças climáticas

Publicado em 10/06/2023 às 11:02

Compartilhe

agua-meio-ambiente

Foto: Julio Huber

Entre os próximos dias 26 e 28, a capital capixaba será palco de um intenso debate sobre mudanças climáticas e seus impactos na sociedade. Para isso, um time de especialistas de renome nacional e do cenário local estará reunido em Vitória, na Praça do Papa, durante o evento Sustentabilidade Capixaba. O fórum será aberto ao público, com entrada franca, mediante inscrição no site https://sustentabilidadecapixaba.com.br/.

Lideranças do meio político, como o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, além dos chefes dos executivos estaduais do Paraná, Ratinho Junior; e do Pará, Helder Barbalho, também estão confirmadas nesta terceira edição do evento.

O Sustentabilidade Capixaba é uma realização do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau, com correalização do Sindiprom-ES, e promovido pela GFC Eventos, em parceria com o Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA).

Trata-se de uma iniciativa pioneira que já entrou para o calendário estadual de eventos que priorizam ações sustentáveis e a preservação do meio ambiente. Serão três dias de amplo debate com a participação de mais de 15 especialistas, entre eles Júlia Falcão, especialista em mudanças climáticas e transição energética da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Takashi Yamauchi, membro do comitê da ISO (Organização Internacional de Normalização) sobre responsabilidade social e ambiental; Elda Bussinger, presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, entre outros.

EXPERIÊNCIAS POSITIVAS – Também haverá espaço para o compartilhamento de cases de sucesso na área ambiental. Uma das experiências positivas que serão apresentadas está na participação do prefeito de São Caetano do Sul (SP), José Auricchio Júnior, gestor da cidade mais sustentável do Brasil, segundo o Mapa de Desempenho dos Municípios Brasileiros.

Ele vai apresentar o que sua administração está fazendo para assegurar este desempenho, mas já antecipa que sua gestão é pautada em ações que preparam a cidade para o futuro e que pratica uma gestão técnica, focada na alta tecnologia e na governança. Não é à toa que hoje São Caetano do Sul também tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.

Na visão de Elias Carvalho, um dos responsáveis pela realização do Sustentabilidade Capixaba, o evento tem a proposta de conectar empresas públicas e privadas, entre outras organizações, para o debate e a troca de conhecimento que levem a melhoria da qualidade de vida dos capixabas por meio de ações sustentáveis.

“Contamos com uma equipe técnica chefiada por Karina Nolasco, do Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA). Vamos contemplar o público com um evento altamente qualificado, organizado e inspirado nos grandes fóruns de meio ambiente e sustentabilidade como a Conferência das Partes (COP) – encontro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima”, disse.

De acordo com Carvalho, esse será um importante encontro de pessoas e entidades interessadas em melhorar a qualidade de vida do Estado, com desdobramentos pelo país. “Queremos reunir boas ideias, compartilhar experiências exitosas e debater os desafios. Em minhas andanças e conversas com diversos atores do segmento, percebi que já existe muita coisa sendo feita na área da preservação ambiental e sustentabilidade, mas é claro que uns um pouco mais e outros menos. E é justamente por isso que estamos promovendo um evento desse tamanho”, afirmou.

Segundo o organizador, o objetivo é conectar boas ideias. “Vamos reunir especialistas, empresários, políticos, estudantes e docentes em um único espaço. Uma só energia para compartilhar conhecimentos e integrarmos uns com os outros, conhecendo quanto somos, quem somos e o que cada um tem desenvolvido em prol da sustentabilidade capixaba”, adiantou.

Em três dias, o evento pretende movimentar uma cadeia de vários setores do Estado para debater sobre sustentabilidade que vai desde as questões ambientais, como também as sociais. “Ter um mundo melhor e mais sustentável é possível, mas exige moderação e harmonia entre setor produtivo e público, além do terceiro setor. Todos imbuídos em fazer do Espírito Santo o Estado exemplo de sustentabilidade e de bem-estar”, disse Elias Carvalho.

O empresário elogiou o trabalho do governador Renato Casagrande. “Somos privilegiado em termos hoje a frente do governo estadual um governador ambientalista, mas, além disso, colocou a sustentabilidade como bandeira de seu governo. Hoje, o Espírito Santo é exemplo nacional em políticas públicas nesta área e ainda tem como secretário de Estado do meio ambiente, o ex-deputado federal Felipe Rigoni, que tem conseguido equilibrar muito bem seu trabalho de conduzir políticas públicas nas áreas ambientais, porém com um olhar também no setor produtivo bem aguçado, o que tem permitido um equilíbrio entre o segmento privado e o governamental em busca de soluções de sustentabilidade”, enfatizou.

A comunicação tem um papel de destaque no evento, pois segundo os organizadores, apenas com dialogo permanente com a sociedade capixaba é que se consegue implementar um consistente programa de educação ambiental, pois a maioria da população não compreende a importância da preservação do meio ambiente por falta de informação.

“Nós, por exemplo, não fomos educados para usar cinto de segurança, mas após muitas campanhas de conscientização e muitas penalizações, finalmente hoje vemos grande maioria dos motoristas usando o cinto e isso será necessário ser feito neste quesito ambiental. Talvez com muita educação ambiental nós passaremos a cuidar do lixo da maneira correta, vamos pensar na economia de água e energia e ainda a cuidar melhor de nossos biomas”, concluiu Elias Carvalho.

Sustentabilidade Capixaba

  • Data: 26 a 28 de junho de 2023
  • Local: Praça do Papa – Vitória/ES
  • Realização: Espírito Santo Convention & Visitors Bureau
  • Correalização: Sindiprom-ES
  • Promoção: GFC Eventos
  • Parceria: Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico
  • Entrada: gratuita
  • Inscrições: https://sustentabilidadecapixaba.com.br/

Fonte: Assessoria Sustentabilidade Capixaba

Veja também

geral-22-02-agencia-Brasil

Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

brasi-22-02-defesa-civil-RS

Bolsa Família antecipa pagamento para municípios do Espírito Santo e Rio Grande do Sul

policia-22-02-gov-es-drones

Drones ampliam a segurança nos complexos prisionais do Espírito Santo

brasil-22-02-freepik-estudante

Caixa anuncia concurso com mais de 4 mil vagas para todo o Brasil

geral-22-02-freepik-estudante

Fies Social financia até 100% de encargos para estudantes de famílias do CAD Único

esporte-22-02-gov-es

Paratleta capixaba representa o Brasil em Mundial de natação na Austrália

policia-21-02-pces

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de homicídio em Conceição de Castelo

policia-21-02-mf

Bicicleta e moto são furtadas e um micro-ônibus é arrombado em bairro de Marechal Floriano