Escolares de Todos os Santos, Guarapari, que estudam em Marechal Floriano, sem transporte escolar
Publicado em 11/02/2019 às 16:23
As três linhas estaduais do transporte escolar, que dão assistência à localidade vizinha de Todos os Santos, em Guarapari, suspenderam as viagens diárias. Com isso, mais de 50 estudantes da Escola Emílio Oscar Hulle, em Marechal Floriano, deixaram de frequentar com normalidade as aulas deste ano letivo iniciadas na última semana.
Pais e mães dos estudantes, na maioria agricultores de regiões diversas como Todos os Santos, Disperati, Pedro Lopes, Bubach, Santa Rita, Sitio do Carmo e Bravim, reclamam da situação e admitem que não possuem as mínimas condições de transportar os filhos todos os dias para a Escola Emílio Oscar Hulle, em Marechal Floriano.
Na manhã desta segunda-feira (11), um dos pais, residente em Todos os Santos, disse que está sendo obrigado a transportar o filho e os vizinhos. “Não tenho condição de assumir essa responsabilidade porque além de não ganhar com isso, tenho o meu trabalho fixo na agricultura”, disse.
A secretária de Educação de Marechal Floriano, Édia Klippel, afirma que os proprietários dos veículos escolares reclamam e não aceitam os atuais valores que a empresa recebia no ano anterior para o transporte dos alunos. A resolução para aumentar os preços do transporte escolar cabe à Secretaria de Estado da Educação.
“Já foi feita a licitação ofertando os preços do ano anterior e nenhuma empresa apareceu interessada nos valores oferecidos”, disse a secretária de Educação de Marechal Floriano, Édia Klippel, ressaltando que os empresários do setor admitem que os preços oferecidos são semelhantes aos do ano anterior.
“Os donos dos veículos reclamam que não houve aumento mesmo, segundo eles, tendo o combustível disparado o valor de venda”, afirmou a secretária, lembrando que no procedimento da licitação não surgiu nenhum interessado em assumir o transporte escolar daquela região. “A Prefeitura Municipal adotou um decreto emergencial para esta situação porque pretende resolver o problema com urgência”.