Escola desenvolve projeto de higiene com crianças em Venda Nova do Imigrante
Publicado em 31/12/2018 às 11:36
Ao longo do ano letivo, a EMEI Jardim Camargo, em Venda Nova do Imigrante, levou para bebês e crianças outros olhares e cuidados com a saúde do corpo. De julho a setembro, mais de 30 alunos foram conscientizados sobre atitudes saudáveis para terem mais autonomia com a higiene pessoal. Um banheiro em miniatura foi construído em uma das salas da instituição para facilitar o aprendizado dos pequenos estudantes.
A iniciativa da escola teve uma sala como palco para as atividades do projeto. Foram montados brinquedos, como uma pequena pia, box com chuveiro, vaso, armário com escovas e utensílios de limpeza. Lá, os alunos de seis meses a menores que quatro anos de idade tiveram a oportunidade de cuidar, eles mesmos, da sua própria higiene. Puderam vivenciar, brincar e praticar os cuidados com o corpo, ensinados em casa e reforçados na escola.
O objetivo do projeto foi intensificar atitudes como lavar as mãozinhas e escovar os dentes. As atividades foram adaptadas para bebês e crianças e se expandiram para o ambiente familiar. “Pensamos em um projeto em que a criança pudesse aprender cada vez mais cedo a se cuidar”, conta Edilane de Fátima Gomes, coordenadora da escola e que ajudou na realização da iniciativa.
Por meio das brincadeiras, os alunos puderam reconhecer os objetos, produtos e práticas de higienização. Além disso, os profissionais da instituição perceberam que, após a realização das oficinas, houve melhora na comunicação e na fala dos pequenos. “Este projeto demonstra como a educação tem o poder de transformação. Nada disso seria possível sem a participação das famílias e dos profissionais da escola, unidos em um único propósito, que é o bem comum dos nossos alunos” afirma Fábio Altoé, secretário municipal de Educação e Cultura.
Tudo foi pensado na independência e no aprendizado da primeira infância. “O maior legado do projeto é poder ver as crianças no dia a dia reproduzindo o que estão aprendendo, como a ter autonomia de escovar os dentes sozinhos. A questão da fase da retirada do uso de fraldas também foi favorecida” relata Regiane Passabão Lozório, pedagoga do Jardim.
Com a repercussão do trabalho, a Prefeitura disponibilizou nutricionista e enfermeira para dar palestras e orientações para a escola, alunos e familiares. Todos receberam dicas sobre alimentação e saúde.