ES prorroga suspensão de emissão que autoriza queima controlada

Publicado em 03/11/2024 às 10:23

Compartilhe

queima controlada

O prazo para suspensão das autorizações de queima controlada, que terminaria na última quinta-feira (31), foi prorrogado por tempo indeterminado. A mudança está prevista na Portaria nº 045-R/2024, seguindo o Decreto Estadual nº 1.876/2024, que declara situação de emergência em todo o Espírito Santo devido à seca.

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, explicou que a medida é preventiva e atende ao decreto de emergência e à Resolução da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que alerta para a insuficiência de chuvas para reverter o déficit hídrico. “Estamos monitorando a situação regularmente e, caso os índices indiquem segurança para o uso controlado do fogo, as autorizações serão retomadas”, afirmou Bergoli.

Leonardo Cunha Monteiro, diretor-geral do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), ressaltou que, apesar das chuvas recentes, ainda é perceptível o impacto dos incêndios florestais.

O gerente de Licenciamento e Controle Florestal do Idaf, Jésus Fernando Miranda Barbosa, destacou que as condições climáticas continuam desfavoráveis para o uso do fogo. “O Governo está acompanhando a seca e, por precaução, mantém a proibição de queimadas para fins agrícolas, aguardando condições mais seguras que não comprometam vidas, propriedades, florestas e áreas de conservação”, apontou Barbosa.

A única exceção ao uso de fogo, no momento, é para o despalhamento e corte da cana-de-açúcar e para áreas infestadas por pragas e doenças agrícolas, desde que seja apresentado um laudo agronômico e haja autorização prévia do Idaf.

Segundo o Decreto Estadual nº 1.402-R/2004, a suspensão da emissão de autorizações para queima controlada normalmente ocorre de maio a outubro.

Fonte: Idaf

Veja também

aplicativo_0410211422

Usuários relatam instabilidade no WhatsApp, Instagram e Facebook

0d4a0366

Análise do MDS fornece informações para a inclusão de pessoas em situação de rua

Close-up view of brown wooden mallet of judge

Jovem preso por matar CEO planejou usar bomba e estava afastado da família há meses

WhatsApp Image 2024-12-10 at 17.26.13-1

Saúde confirma primeiro óbito por Oropouche no Espírito Santo

polícia civil

Ação do Ministério Público investiga delegacia de Venda Nova do Imigrante

radio black

Sejus inaugura primeira rádio do Complexo Prisional de Xuri em Vila Velha

woman-getting-vaccine-shot-by-doctor

Gestantes e idosos passam a ter vacina Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação

Ilustração_Expo_italiana (2) (1) (1)

Arquivo Público recebe exposição sobre os 150 anos da imigração italiana