Equipe mecânica repara automóvel de linha da ferrovia em Marechal Floriano
Publicado em 05/09/2019 às 11:08


Conhecido por auto-de-linha pelos servidores das empresas ferroviárias, que tiveram o direito de explorar economicamente a linha férrea ao longo dos anos e, na atualidade desativada, está recebendo reformas gerais em uma garagem no terreno sempre utilizado pela Leopoldina e outras empresas que ao longo dos anos adquiriram os direitos.
Apesar de estar no interior de um galpão ao lado da antiga estação ferroviária, atual Casa Cultural Clara Luíza Hulle Pereira, o auto de linha recebe totais cuidados da equipe mecânica que trouxe até o local em um caminhão, os equipamentos necessários para os consertos.
O pequeno veículo que transporta servidores a serviço da ferrovia, embora desativada há mais de dois anos, deverá retornar ao trabalho ainda nesta semana transportando apenas funcionários da empresa entre Vitória e Cachoeiro do Itapemirim que trabalham conservando a linha férrea.
O ferroviário aposentado José Moacyr Borgo, afirma que não entende porque a ferrovia não reassume o transporte de eucalipto, como ocorria e faça retornar o passeio turístico na região. “Os funcionários públicos do município cansam de responder que não têm conhecimento sobre a volta do trem de turismo”, lamenta.
Outro servidor ferroviário aposentado, Jair Borgo, lamenta que a linha férrea não esteja sendo utilizada pelos trens de passageiros, ou somente no turismo e cargas. “Aposentei, mas a minha vontade é ver novamente os trens passando pela cidade”, disse.