Equipe ferroviária repassa a linha do trem nesta semana
Publicado em 01/10/2019 às 12:14
Uma equipe de técnicos em ferrovia da empresa detentora do transporte ferroviário, que se encontra suspenso há mais de dois anos está repassando todo o trecho de Cachoeiro do Itapemirim à Estação de Paul, em Vila Velha, Grande Vitória, objetivando a manter a antiga passagem de trens com as características de absoluta normalidade.
O ferroviário aposentado José Moacyr Borgo, lembra que o trem fazia a alegria de Marechal Floriano, Domingos Martins, Araguaya, Mathilde e outras localidades por onde passava. “Lembro-me da viagem dos futuros militares do Exército Brasileiro, que seguiam do Espírito Santo para o Rio de Janeiro”, disse.
Ele citou um dos militares, o seu irmão Jair Borgo, e ainda o falecido lavrador Lourival Schunk. “Eles foram aceitos em Vitória, mas tiveram transferência para o Rio de Janeiro e foram de trem até a estação de Barão de Mauá, e na passagem por Marechal Floriano houve festas e choro de emoção”.
Afirmou o aposentado Moacyr Borgo e concluiu: “Os dois soldados do Exército Brasileiro vinham passear em casa em períodos diferentes do ano e chegavam sempre recebidos com festa, porque estavam nos vagões do trem da categoria “rápido”, uma das composições importantes para a época”.
O motorista aposentado Aldeir Nascimento, comenta que o seu pai, Benício Nascimento, era chefe de turma e trabalhava de forma apaixonante para manter a linha em boas condições. “Acho que o meu pai se tivesse vivo não suportaria ver a linha sem trens, somente com técnicos no auto de linha”.
O comerciante Cláudio Christ observava a passagem do trem diariamente na localidade de Estação de Domingos Martins, onde nasceu. “Era a nossa maior alegria ouvir as buzinas e correr para a estação, e agora está tudo abandonado, mas a linha é mantida… não entendo”, questionou.