Entidades repudiam ação da PM que matou três jovens em Salvador

Publicado em 02/03/2022 às 16:21

Compartilhe

Entidades-repudiam-acao-da-

Um grupo composto por 23 entidades divulgou uma nota de repúdio contra a operação da Polícia Militar da Bahia, que culminou na morte de três jovens nesta terça-feira (1º). O caso ocorreu durante a madrugada, na comunidade pesqueira da Gamboa de Baixo, em Salvador.

Patrick Sapucaia, Alexandre Santos e Cleberson Guimarães “foram executados sumariamente pela polícia”, dizem as entidades.

“A violência policial permanece como prática corriqueira e naturalizada contra moradores da Gamboa de Baixo. Os depoimentos de testemunhas apontam que as mortes dos jovens não foram decorrentes de resistência e que não houve qualquer reação ou troca de tiros. A polícia não agiu em legítima defesa! Afirmamos que toda pessoa tem direito à vida, ao devido processo legal e a um julgamento imparcial, sendo inadmissíveis execuções arbitrárias como aconteceu”, ressalta o grupo.

Segundo o jornal, moradores da comunidade relatam que os PMs já chegaram ao local atirando, com uma abordagem agressiva. Já a corporação diz que foi recebida a tiros e que, portanto, seus agentes apenas reagiram.

Mas essa versão é rebatida pelas entidades, que relatam ainda o lançamento de bombas de gás, “além das execuções e tiros aleatórios”. A nota de repúdio indica que o local das execuções foi alterado, o que impossibilita a apuração devida dos fatos.

“A Polícia Militar da Bahia é considerada a mais letal do Nordeste e é líder em mortes por chacinas, segundo dados do relatório ‘A vida resiste: além dos dados da violência’, da Rede de Observatórios da Segurança. Esses números reforçam a política do estado de genocídio da população negra”, frisa o grupo, ao cobrar que o Estado “investigue criteriosamente as execuções e todas as demais ilegalidades causadas por seus agentes de segurança”.

O texto destaca ainda o valor social e cultural da Gamboa de Baixo, comunidade classificada como Zona Especial de Interesse Social-ZEIS 5 na Lei Municipal nº 9069/2016, do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador.

Nos últimos anos, a praia da Gamboa e restaurantes locais se tornaram espaços cada vez mais frequentados por soteropolitanos e turistas.  Em 2019, a cantora Anitta gravou o clipe de “Bola, rebola” no local.

Fonte: Portal iG

Veja também

Casal-de-Afonso-Claudio-morre-em-colisao-entre-moto-e-carro-na-BR-262

Casal de Afonso Cláudio morre em colisão entre moto e carro na BR-262

Colunas-Montanhas2_Artes

Quem nunca teve traída a confiança?

Bandidos-roubam-casa-trancarem-moradores-no-banheiro-e-sao-presos-em-Domingos-Martins-1

Bandidos roubam casa, trancam moradores no banheiro e são presos em Domingos Martins

Campeonato-de-parapente-tera-dezenas-de-pilotos-nesta-semana-em-Alfredo-Chaves-1-2

Polícia apreende maconha, cocaína, haxixe e munições e prende duas pessoas em Marechal Floriano

Campeonato-de-parapente-tera-dezenas-de-pilotos-nesta-semana-em-Alfredo-Chaves-1

Campeonato de parapente terá dezenas de pilotos nesta semana em Alfredo Chaves

Programa-em-Rede-da-Fapes-realiza-simposio-sobre-a-agroindustria-capixaba

Programa em Rede da Fapes realiza simpósio sobre a agroindústria capixaba

Futebol-infantil-anima-Marechal-Floriano-neste-fim-de-semana

Futebol infantil anima Marechal Floriano neste fim de semana

vacinacao

Próximo sábado (28) será de vacinação contra gripe, sarampo e Covid-19 em Domingos Martins