VIDA SAUDÁVEL

Vida Saudável

Entenda os tipos de diabetes e como eles afetam a sua saúde

Publicado em 22/08/2024 às 11:55

Compartilhe

capa coluna vida saudável

Especialista explica as diferenças e semelhanças entre os tipos da doença e suas implicações para o tratamento

A diabetes é uma enfermidade crônica que afeta milhões de pessoas no mundo todo. De acordo com a Federação Internacional de Diabetes, mais de 463 milhões de adultos vivem com a condição, e esse número deve aumentar para 700 milhões até 2045. A doença é caracterizada pela incapacidade do corpo de produzir ou utilizar insulina de maneira eficaz, resultando em níveis elevados de glicose no sangue. Entender os diferentes tipos de diabetes é crucial para a prevenção, diagnóstico e tratamento adequados.

O médico e professor do curso de Medicina do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Boa Viagem, Cláudio Duarte, explica que existem diferenças e semelhanças entre os tipos de diabetes. “A tipo 1 é uma condição autoimune onde o sistema imunológico ataca e destrói as células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. Geralmente diagnosticada na infância ou adolescência, mas pode ocorrer em adultos. Os sintomas incluem sede excessiva, micção frequente, fome intensa, perda de peso inexplicável e fadiga. O tratamento envolve a administração diária de insulina e monitorização constante dos níveis de glicose no sangue”, ressalta.

Já a diabetes tipo 2 é a forma mais comum da enfermidade, representando cerca de 90% dos casos. Ela ocorre quando o corpo não usa a insulina de forma eficaz ou não produz insulina suficiente. Este tipo é frequentemente associado ao excesso de peso e à inatividade física, mas também pode afetar pessoas magras. Os sintomas incluem fadiga, visão turva, cicatrização lenta de feridas e infecções frequentes. O tratamento pode envolver mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios, além de medicações orais e, em alguns casos, insulina.

Foto: Freepik

“Durante a gravidez, a diabetes gestacional afeta mulheres que não tinham diabetes antes de engravidar. Este tipo é detectado por meio de exames de rotina entre a 24ª e a 28ª semanas de gestação. Fatores de risco incluem obesidade, histórico familiar e idade avançada da mãe. A diabetes gestacional pode aumentar o risco de complicações durante a gestação e o parto, além de aumentar a probabilidade de a mãe e o bebê desenvolverem diabetes tipo 2 no futuro. O tratamento geralmente envolve dieta e exercícios físicos, e em alguns casos, o uso de insulina”, diz o médico.

O termo pré-diabetes é usado para descrever níveis de glicose no sangue que são mais altos do que o normal, mas ainda não altos o suficiente para um diagnóstico de diabetes tipo 2. Indivíduos têm um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardíacas e derrames. Mudanças no estilo de vida, como perda de peso, aumento da atividade física e alimentação saudável, podem ajudar a prevenir ou retardar a progressão para a condição tipo 2.

“A diabetes é uma enfermidade complexa que exige um entendimento profundo de seus diferentes tipos e formas de tratamento. Independentemente do tipo, o controle rigoroso dos níveis de glicose no sangue, a adoção de hábitos saudáveis e a realização de exames regulares são essenciais para a gestão eficaz da doença. Se o indivíduo suspeita que pode ter diabetes ou está em um grupo de risco, deve procurar orientação médica para diagnóstico e tratamento adequados”, finaliza Cláudio Duarte.

Veja também

lula_rio_doce_2

Lula afirma que governo tem apoio popular para enfrentar sanções de Trump

11072025-pzzb5414

Alfabetização infantil fica abaixo da meta nacional, aponta MEC

fachada-ministerio_mcamgo_abr_100420231818-28

Ministério da Fazenda eleva previsão de crescimento do PIB para 2,5% e reduz projeção de inflação

Capa texto teleconsulta 09 07

Todos os 78 municípios do estado contam com salas de teleconsulta

capa_49015_AssembleiaLegislativaLucasSCosta5

Assembleia Legislativa anuncia concurso público com 35 vagas e salários de até R$ 9,6 mil

b044e60a2dc88717769a2fd06302da41_lg_original_

Faes alerta para impactos de tarifa dos EUA sobre produtos capixabas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 13.56.53

Projeto incentiva cultivo sustentável de cacau por agricultoras capixabas

{D5DBB1AA-6DEB-4DEE-34CA-D61ACE11D0D1}

Alfredo Chaves sedia final do Campeonato Brasileiro de Parapente de Pouso de Precisão

Últimos artigos de Vida Saudável

Entenda a importância de fazer um acompanhamento com um endocrinologista

Avanços tecnológicos revolucionam o tratamento contra a queda de cabelo

Especialistas alertam: oito sinais de saúde podem ser confundidos com obesidade

Você faz tudo certo e não emagrece? O problema pode estar no seu intestino

Maio Vermelho: o Brasil precisa falar sobre câncer de boca e tabagismo o ano todo