Embalagens vazias de agrotóxicos são trocadas por plantas nativas em Marechal Floriano

Publicado em 16/02/2017 às 18:08

Compartilhe

Produtores rurais de Marechal Floriano trocaram embalagens vazias de agrotóxicos por mudas de espécies nativas. A ação foi durante a 7ª edição da Campanha Campo Limpo, realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e a Casa do Adubo.

plantas nativas marechal florianoA campanha contou com a participação de mais de 60 produtores de todas as comunidades rurais de Marechal Floriano. O objetivo foi o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos que são utilizados pelos produtores do município para evitar a contaminação do solo, da água e de animais.

Ao devolverem as embalagens, os produtores receberam mudas de espécies nativas como ipê, cedro e jequitibá, além de fruteiras como pitanga, araçaúna e cajá-mirim. As mudas foram doadas pelo viveiro da Fazenda Engenheiro Reginaldo Conde, em Jucuruaba, Viana, que recebeu em troca um caminhão de palha de café para fazer o composto que servirá de substrato para novas mudas.

“Durante a campanha os produtores foram orientados em relação ao risco que é o uso de agrotóxicos nas culturas agrícolas, os cuidados para o manuseio, a importância de fazer o curso sobre o uso de agrotóxicos e ainda foram orientados para o plantio das mudas. Apesar de sabermos da lei que obriga que os produtores devolvam as embalagens na loja onde adquiriram os agrotóxicos, para o pequeno produtor que normalmente só tem um veículo de passeio torna difícil e até mesmo perigoso tal tarefa”, disse Cesar Abel Krohling, chefe do escritório do Incaper em Marechal Floriano.

Veja também

centro-cirurgico

Centro Cirúrgico 2.0: projeto para otimizar processos e garantir agilidade a quem precisa de cirurgia pelo SUS capixaba

ministerio-da-saude

Ministério da Saúde já realizou mais de 2.600 atendimentos à estados e municípios

selo-artesanal

Curso sobre Selos de Identificação Artesanal será realizado em julho

Em-apenas-7-meses-Mapa-alcanca-recorde-anual-de-aberturas-de-mercado

Em apenas 7 meses, Mapa alcança recorde anual de aberturas de mercado

pao-e-produto-alcoolico

Marcas de pão de forma deveriam ter alerta de produto alcoólico

qualificacao-de-turismo

Programa de Qualificação para o Turismo oferece novas oportunidades

inscricao-para-nossa-bolsa

Governo do Estado divulga lista com suplentes às vagas oferecidas pelo Programa Nossa Bolsa 2024/02

nota-premiada

Fique ligado: dia 18 de julho tem sorteio do Nota Premiada Capixaba!