Embalagens vazias de agrotóxicos são trocadas por plantas nativas em Marechal Floriano

Publicado em 16/02/2017 às 18:08

Compartilhe

Produtores rurais de Marechal Floriano trocaram embalagens vazias de agrotóxicos por mudas de espécies nativas. A ação foi durante a 7ª edição da Campanha Campo Limpo, realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e a Casa do Adubo.

plantas nativas marechal florianoA campanha contou com a participação de mais de 60 produtores de todas as comunidades rurais de Marechal Floriano. O objetivo foi o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos que são utilizados pelos produtores do município para evitar a contaminação do solo, da água e de animais.

Ao devolverem as embalagens, os produtores receberam mudas de espécies nativas como ipê, cedro e jequitibá, além de fruteiras como pitanga, araçaúna e cajá-mirim. As mudas foram doadas pelo viveiro da Fazenda Engenheiro Reginaldo Conde, em Jucuruaba, Viana, que recebeu em troca um caminhão de palha de café para fazer o composto que servirá de substrato para novas mudas.

“Durante a campanha os produtores foram orientados em relação ao risco que é o uso de agrotóxicos nas culturas agrícolas, os cuidados para o manuseio, a importância de fazer o curso sobre o uso de agrotóxicos e ainda foram orientados para o plantio das mudas. Apesar de sabermos da lei que obriga que os produtores devolvam as embalagens na loja onde adquiriram os agrotóxicos, para o pequeno produtor que normalmente só tem um veículo de passeio torna difícil e até mesmo perigoso tal tarefa”, disse Cesar Abel Krohling, chefe do escritório do Incaper em Marechal Floriano.

Veja também

soído

Líder de tráfico de drogas de Cariacica é preso em Domingos Martins

vni

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do Estado

eja matricula

Período de matrícula para alunos da EJA na Rede Estadual de Ensino começa nesta segunda-feira (13)

café freepik

Tomar café pela manhã reduz risco de problemas cardiovasculares, aponta estudo

hospital padre maximo

Jovem descobre gravidez no momento do parto, após diagnóstico errado de infecção urinária

ciam

Rede de apoio em Marechal Floriano registra atendimento a 70 mulheres em situação de vulnerabilidade em 2024

coabriel

Programa Conilon Eficiente transforma a gestão de 160 propriedades e impulsiona resultados

vinícula

Vinícola gaúcha prepara programação especial durante a colheita da uva