AGRONEGÓCIO

Em seis meses, Sefaz emite mais de R$ 155 milhões em multas para setor cafeeiro

Publicado em 30/04/2021 às 19:34

Compartilhe

Nos últimos seis meses a Secretaria da Fazenda (Sefaz) emitiu mais de R$ 155 milhões em multas para as empresas do setor cafeeiro. As multas foram aplicadas após investigações e auditorias realizadas nas empresas. Ao todo, no período, foram realizadas 46 auditorias com o intuito de combater a falta de emissão de documentos fiscais, a utilização indevida de crédito de ICMS e o incorreto destaque de ICMS nas operações interestaduais, além de outras irregularidades do setor.

Este número de ações de fiscalização no período citado representa cerca de sete ações por mês – uma a cada quatro dias, sendo o setor, proporcionalmente, com mais empresas analisadas pelos auditores da Receita Estadual. “Obviamente que a Sefaz entende que ainda há espaço para um maior rigor no combate à sonegação de impostos. No entanto, a Secretaria não pode concentrar seus esforços em um único setor”, pondera o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti.

Recentemente, uma operação da Sefaz constatou que algumas empresas atacadistas estavam colocando nas notas fiscais nomes de produtores rurais que não haviam comercializado com elas. Dessa forma, as empresas conseguiam acobertar uma compra feita sem nota fiscal e regularizar o estoque.

“O serviço de inteligência apurou as informações, foi a campo analisar as evidências, comprovou a irregularidade e puniu os envolvidos – metodologia que não poderia ser diferente, visto a complexidade do setor”, acrescentou o secretário.

Veja também

exportacao-de-cafe

Com entraves, Brasil exporta menos café em maio

falta-de-energia-em-domingos-martins

Entre a luz e a escuridão

carro destruido em acidente

Carro de passeio é destruído em acidente na BR-262

Falta de Energia 11-06-2021

Veja o motivo da falta de energia em Campinho na sexta à noite (11/06/2021)

trauma-ocular-pode-levar-a-cegueira

Trauma ocular pode causar glaucoma e levar à cegueira

Texto: Julio Huber / Fotos: Julio Huber

Domingos Martins, Alfredo Chaves e outros seis municípios em Risco Alto para a Covid-19

So-sobrou-a-cabeca

Só sobrou a cabeça

Chuva-forte-da-tarde-e-noite-desta-quinta-feira-10-amplia-a-vazao-do-Braco-Sul-do-Rio-Jucu

Chuva forte da tarde e noite desta quinta-feira (10) amplia a vazão do Braço Sul do Rio Jucu