Em seis meses, Sefaz emite mais de R$ 155 milhões em multas para setor cafeeiro

Publicado em 30/04/2021 às 19:34

Compartilhe

Nos últimos seis meses a Secretaria da Fazenda (Sefaz) emitiu mais de R$ 155 milhões em multas para as empresas do setor cafeeiro. As multas foram aplicadas após investigações e auditorias realizadas nas empresas. Ao todo, no período, foram realizadas 46 auditorias com o intuito de combater a falta de emissão de documentos fiscais, a utilização indevida de crédito de ICMS e o incorreto destaque de ICMS nas operações interestaduais, além de outras irregularidades do setor.

Este número de ações de fiscalização no período citado representa cerca de sete ações por mês – uma a cada quatro dias, sendo o setor, proporcionalmente, com mais empresas analisadas pelos auditores da Receita Estadual. “Obviamente que a Sefaz entende que ainda há espaço para um maior rigor no combate à sonegação de impostos. No entanto, a Secretaria não pode concentrar seus esforços em um único setor”, pondera o secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti.

Recentemente, uma operação da Sefaz constatou que algumas empresas atacadistas estavam colocando nas notas fiscais nomes de produtores rurais que não haviam comercializado com elas. Dessa forma, as empresas conseguiam acobertar uma compra feita sem nota fiscal e regularizar o estoque.

“O serviço de inteligência apurou as informações, foi a campo analisar as evidências, comprovou a irregularidade e puniu os envolvidos – metodologia que não poderia ser diferente, visto a complexidade do setor”, acrescentou o secretário.

Veja também

Colunas-Montanhas2_Artes

QUERIDA INTERDISCIPLINARIDADE

vegetacao-santa-maria

Polícia Ambiental flagra desmatamento de vegetação nativa em Santa Maria de Jetibá

WhatsApp-Image-2021-09-27-at-11.15.28

Córrego que despeja água no Braço Sul do Rio Jucu será limpo

WhatsApp-Image-2021-09-27-at-08.40.26

Carro tomba e é destruído em estrada vicinal de Domingos Martins

uva

Produção de uvas ganha cada vez mais destaque em Alfredo Chaves

dose-de-reforco-para-a-saude

Ministério da Saúde aprova dose de reforço para profissionais

setembro-amarelo

Programas de Residências fortalecem ações para cuidados de saúde mental na pandemia

rampa-de-escape

Governador anuncia projeto para rampa de escape na ES-164