Eleições antecipadas na Alemanha redefinem o Bundestag e a disputa pelo cargo de chanceler
Publicado em 25/02/2025 às 14:46

Foto: Freepik
As eleições na Alemanha realizadas neste domingo (23) definiram a nova composição do Bundestag, o parlamento do país. O pleito foi antecipado pelo presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, após a dissolução da Câmara Baixa do Parlamento devido a uma crise política. O impasse surgiu por divergências econômicas entre o chanceler Olaf Scholz e o então ministro das Finanças, que acabou sendo demitido.
Na República Federal da Alemanha, o chanceler é o chefe de governo em um sistema de democracia parlamentar, ocupando uma função semelhante à de um primeiro-ministro. Já o presidente federal exerce um papel majoritariamente representativo, participando de cerimônias e eventos oficiais em nome do país. Em contraste, em países como o Brasil, o termo “chanceler” refere-se ao ministro das Relações Exteriores, responsável pela condução da política externa.
Os alemães escolheram 630 membros do Bundestag por meio de um sistema de dois votos. No primeiro, elegem diretamente um candidato de seu distrito eleitoral, que pode ou não estar vinculado a um partido. O segundo voto é destinado à escolha de uma legenda — quanto mais votos um partido recebe, mais assentos conquista no parlamento. Após a eleição, os parlamentares formam coalizões para garantir maioria e, em seguida, elegem o novo chanceler. Dessa forma, a população não escolhe diretamente quem ocupará o cargo.
O partido conservador União Democrata Cristã (CDU), liderado por Friedrich Merz, foi o mais votado e seu líder é o principal candidato ao cargo de chanceler. No entanto, para assumir o posto, ele precisa formar alianças entre os parlamentares.
Distribuição das cadeiras no Bundestag
A aliança entre o CDU e a União Social Cristã (CSU) garantiu 208 das 630 cadeiras no parlamento, sendo o grupo mais votado, com 28,5% dos votos. Em segundo lugar, ficou o partido de direita Alternativa para a Alemanha (AfD), com 20,5% dos votos e 152 cadeiras. Já o Partido Social-Democrata (SPD), do atual chanceler Olaf Scholz, conquistou 16,5% dos votos e 120 assentos, segundo dados do site oficial do Bundestag.
O cargo de chanceler em diferentes países
As atribuições de um chanceler variam conforme o sistema político de cada nação. No Brasil, por exemplo, o termo se refere ao ministro das Relações Exteriores. Em outros contextos, a palavra pode designar o dirigente de uma instituição educacional ou o secretário de uma diocese, geralmente vinculada à Igreja Católica, segundo o portal “Conceito.de”.