EDP reinstalou 65 quilômetros de fios e substituiu 328 postes destruídos por temporal
Publicado em 07/04/2021 às 02:52
Devido ao temporal ocorrido na última quarta-feira (31), em municípios da Região Serrana, mais de 132 mil clientes da EDP, empresa responsável pelo fornecimento de energia, ficaram sem eletricidade. Desde então, funcionários da concessionária de energia começaram a trabalhar dia e noite para restabelecer o fornecimento, mas segundo a empresa, 498 clientes, de um total de 1,6 milhão, ainda estavam sem energia até a noite de hoje (6).
Os clientes estão nos municípios de Domingos Martins, Marechal Floriano e Vargem Alta. “Isso significa que 99% dos clientes desses municípios já estão com o fornecimento normalizado. A dificuldade em restabelecer o sistema por completo na região se deve à queda de florestas de eucalipto e árvores de grande porte sobre a rede elétrica, o que vem exigindo não apenas reparos, mas a reconstrução de trechos inteiros de rede”, destacou a assessoria da EDP.
Desde o início da contingência, foi necessário reinstalar 65 quilômetros de fios (distância superior à que separa Vitória de Marechal Floriano) e substituir 328 postes. “Com isso, o número de ocorrências diárias ficou 10 vezes maior do que a média. Para solucionar o problema, 658 colaboradores trabalham de forma dedicada na região. Vale lembrar que a maior parte dos clientes ainda desligados se encontra na zona rural, e que as equipes enfrentam dificuldades de acesso provocadas pela queda de barreiras e estradas bloqueadas por vegetação. Apesar desses obstáculos, a energia tem sido restabelecida gradativamente à medida que a rede é reconstruída”, informou a assessoria da empresa.
Com o objetivo de amenizar a situação desses clientes, enquanto o problema não é integralmente resolvido, a EDP vai realizar a instalação provisória de geradores nos pontos mais críticos e realiza um mapeamento junto às Prefeituras para o envio de caminhões-pipa aonde o fornecimento de água possa estar interrompido. “A concessionária lembra que esses municípios receberam R$ 30 milhões em investimentos no último mês, com a recente inauguração das subestações de Domingos Martins e Santa Isabel, o que permitiu mitigar o impacto das severas condições climáticas. A EDP pede a compreensão da população e reforça que está totalmente comprometida com a plena normalização do fornecimento elétrico”, informou.