EDP garante retorno de energia ainda hoje (02) após destruição de rede elétrica em Marechal Floriano
Publicado em 02/04/2021 às 15:12
Moradores de quase todas as regiões do município de Marechal Floriano estão sem energia desde a última quarta-feira (31), quando um temporal atingiu a região e destruiu boa parte da rede elétrica. Os distritos de Santa Maria e de Araguaia – os mais populosos do município depois da Sede – estão sem energia e os moradores reclamam que produtos refrigerados já estão descongelando.
Outra região muito afetada pela falta de energia é a localidade da “Estrada do Caracol”, próxima ao batalhão do Corpo de Bombeiros. Centenas de moradores e sitiantes estão sem o fornecimento de energia elétrica há três dias. A passagem de veículos só foi possível na via após o corte de galhos e troncos de árvores pelos moradores, agentes do Corpo de Bombeiros e trabalhadores da Prefeitura de Marechal Floriano.
Apesar do trabalho dos servidores da EDP – empresa prestadora de energia -, ainda há muito serviço a ser executado até que a energia seja totalmente restabelecida no município, já que ainda na manhã desta sexta-feira (2), os cabos elétricos continuam entrelaçados no chão, com as árvores derrubadas pela ventania durante a tempestade.
Enquanto isso, moradores e sitiantes da região atingida pela tempestade sofrem com a situação da permanente escuridão no período noturno. Para a moradora da Renata Hand, que jamais passou por uma situação semelhante, é necessário um grupo em número superior de eletricistas para recuperar e construir uma nova rede e satisfazer rapidamente aos necessitados. “Tomar banho frio não é para qualquer um, principalmente para as crianças”, disse.
Terezinha Gratiere, residente naquela região, não sabe mais o que fazer com os familiares, na maioria menores, sem o fornecimento da energia elétrica, e sem pelo menos ter conhecimento do retorno do fornecimento. “Os homens estão trabalhando, mas é necessário um verdadeiro exército de eletricistas”, afirma.
Para Flávio Dias, é desesperadora essa situação vivida nos três dias pela população, que se encontra sem energia elétrica. “Os eletricistas trabalham muito, mas a quantidade de serviço é superior ao que eles podem fazer. Por isso demorarão a religar os cabos e nos fornecer a energia: está tudo encoberto por árvores caídas e terá que vir mais homens para concluir”, disse.
O sitiante Rogério Bermudes, que tem propriedade há 37 anos no município, afirmou que nunca presenciou uma tempestade como a dessa semana. “Estava com a família no sítio, mas acabou a água, pois para jogar água para caixa precisa de bomba movida a energia elétrica. Tivemos que retornar para Vitória, porque os produtos que levamos para fazer a torta capixaba corriam o risco de estragar sem a refrigeração”, contou.
EDP garante retorno ainda hoje da energia
De acordo com a assessoria de imprensa da EDP, empresa que fornece energia para a maioria dos municípios capixabas, a previsão é de que ainda hoje a energia seja restabelecida em Marechal. “Estamos com quatro equipes no local trabalhando desde ontem, ininterruptamente. A rede elétrica da região foi muito afetada pela queda de árvores, galhos e objetos (como placas) que quebraram postes, partiram fiações e danificaram transformadores”, informou a assessoria da empresa.
Em áreas rurais, as equipes encontram dificuldade de acesso com vias interditadas com queda de barreiras e árvores. “Diante das características das ocorrências registradas, a Distribuidora esclarece que o tempo para normalização das operações varia de acordo com a extensão dos danos causados ao sistema e muitas ocorrências são normalizadas automaticamente por meio do sistema de automação da rede elétrica. A EDP informa que as equipes seguem trabalhando em campo e a previsão é que o sistema seja normalizado ainda hoje”.