Economia de energia e geração de energia limpa e sustentável é tema de palestra na Favesu

Publicado em 20/06/2017 às 12:19

Compartilhe

A Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu), que será realizada nas próximas quinta e sexta-feira, em Venda Nova do Imigrante, irá reunir produtores, gestores, empresários, técnicos, acadêmicos, fornecedores e demais envolvidos diretamente na cadeia produtiva de aves e suínos, além do público consumidor.

energia solar agriculturaEste ano, o evento recebe uma palestra importante para os produtores e criadores de aves e suínos: Oportunidades no Mercado de Energia Elétrica para Avicultores e Suinocultores – Geração, Compartilhamento e Compra de Energia. Quem fala sobre o assunto é Emanuel Santana, especialista em redução de custos de energia elétrica. Formado pela Universidade Federal de Uberlândia em Engenharia Elétrica e Especialista em Termoelétricas pelo IEE/ USP. A palestra dele será no dia 23 (sexta-feira), às 13 horas.

“Apesar do alto consumo e de parecer que não há saída para a economia de energia, em todo agronegócio, na indústria ou no comércio há soluções de redução dos custos de eletricidade. Seja através de energias renováveis e limpas geradas por diversas fontes, como insumos de produção, lixo, biomassa ou dos raios solares, ou através de acertos na estrutura, avaliação das contas de energia ou outros meios”, explica Emanuel.

As fontes de geração de energia são diversas: Fotovoltaica (que aproveita a luz do sol), Eólica (produzida a partir da força dos ventos), Biodigestor (que utiliza os dejetos de animais), Biomassa (utiliza resíduos florestais, agrícolas, urbanos ou industriais), dentre outras, viáveis de serem implantadas em empresas de todos os tamanhos, se forem desenvolvidas por especialistas em geração de energia.

Como gerar sua própria energia?

O processo começa com a análise e o diagnóstico do consumo de energia elétrica, que servirão para identificar as características do consumo da empresa; passa pela engenharia financeira, que estuda a viabilidade econômica do projeto e vai até a implementação do serviço proposto, bem como o seu acompanhamento junto aos órgãos competentes. A partir daí, a empresa está pronta para gerar sua própria energia de forma legal, reduzindo custos e contribuindo para o bem do meio ambiente.

Serviço

4ª Favesu
Onde: Centro de Eventos Polentão – Venda Nova do Imigrante
Quando: 22 e 23 de junho
Programação e inscrições: www.favesu.com.br

Veja também

policia-19-07-ft-gov-es-procon-es

Procon-ES apreende mais de 100 quilos de produtos vencidos em supermercados na região do Caparaó

saude-19-07-ft-gov-es

CRE Metropolitano atende mais de 3,9 mil usuários dentro do Programa de Órtese Oftalmológica em três meses

esportes-19-07-ft-divulgacao-paratleta-capixaba

Espírito Santo conquista 25 medalhas no Circuito Loterias Caixa de Natação Paralímpica

mat-paga-esporte-19-07-ft-freepik-torcida-argentina

Após título da Argentina, como está o ranking de conquistas da Copa América?

mundo-19-07-ft-BRETT-PHIBBS-aviao

Um ‘apagão cibernético’ afetou voos, bancos e instituições no mundo hoje

brasil-19-07-ft-reproducao-Ex-diretor-Petrobras-Renato-Duque

Ex-diretor da Petrobras Renato Duque é condenado a 98 anos de prisão

Lidiney e Junior

Lidiney Gobbi confirma Junior Lovatti como pré-candidato a vice-prefeito em Marechal Floriano

mundo-18-07-ft-Reproducao-Flickr-Lisa-Kristin-golfinho

Golfinhos-nariz-de-garrafa são os únicos mamíferos do mundo com ‘sexto sentido’