Domingos Martins e Marechal Floriano recebem Caravana de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária

Publicado em 09/05/2024 às 11:17

Compartilhe

agro-09-05-ft-div

Foto: Divulgação

As atividades da 1ª Caravana de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária da Região Sudeste tiveram início nesta segunda-feira (06/05), em Vitória/ES, e seguem até sábado (11/05). A iniciativa é promovida pela Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Espírito Santo (SFA-ES) e faz parte do Programa Nacional de Educação Sanitária (Proesa), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). 

A caravana é formada por 20 equipes que percorrerão os municípios de Linhares, Colatina, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Marechal Floriano, Piúma, Marataízes, Anchieta e Vila Velha e Vitória, levando ações de capacitação em sistema de imersão, com apresentação de conhecimento teórico e realização de atividades práticas de educação sanitária, em comunidades rurais e instituições de ensino.

Durante a cerimônia de lançamento da Caravana, que ocorreu antes do início das atividades, o superintendente Federal de Agricultura no ES, Guilherme Gomes de Souza, ressaltou que a defesa agropecuária é um assunto extremamente importante por se tratar da soberania nacional e da segurança nacional. “O Espírito Santo está tendo a grata satisfação de sediar esse evento de educação sanitária, uma vez que a Monilíase e a Influenza aviária, são dois temas de suma importância para a defesa agropecuária da Região Sudeste”, afirmou.

A coordenadora do Proesa, Juliana Moreira Vaz, afirmou que esse trabalho é resultado da união e parceria com as diversas instituições envolvidas. “Essa será a maior caravana que fizemos até agora. É a nossa terceira caravana de capacitação, sendo a primeira da Região Sudeste e a primeira em que vamos trabalhar com dois temas simultaneamente. Estamos com uma previsão de capacitar mais de 2 mil pessoas nesses seis dias”, disse. 

A solenidade de abertura contou com ainda com as presenças do superintendente estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Laércio André Nochang, do superintendente estadual da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Diogo Franco Magalhães, do presidente do Crea-ES, Jorge Silva, do secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, do diretor-presidente do Incaper, Franco Fiorot, além de representantes das demais instituições parceiras no evento.

A Caravana conta com apoio de diversas instituições parceiras, como a Secretaria de Estado da Agricultura (Seag); o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf); o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES) e a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua), entre outras. 

Fonte: Mapa

Veja também

cafes-es

Cafés do Espírito Santo no topo do Prêmio Artesanal de Cafés Especiais Torrados

cafe-conilon

Produção de café conilon deve ser a 3ª maior na série histórica no Espírito Santo

Pesquisa-utiliza-biocarvao-de-casca-de-laranjeira-e-eucalipto-para-filtrar-esgoto

Pesquisa utiliza biocarvão de casca de laranjeira e eucalipto para filtrar esgoto

roberto-kautsky-1

Roberto Anselmo Kautsky: o botânico capixaba que revelou ao mundo a beleza das orquídeas do Espírito Santo

Programa-Saude-na-Escola-leva-conscientizacao-e-cuidados-a-criancas-e-adolescentes-em-todo-Estado

Programa Saúde na Escola leva conscientização e cuidados a crianças e adolescentes em todo Estado

Recorde-nas-exportacoes-do-agro-capixaba-no-1o-quadrimestre-de-2024

Recorde nas exportações do agro capixaba no 1º quadrimestre de 2024

Mulheres-Positivas-abre-periodo-de-indicacoes-para-premio-voltado-a-empreendedoras-no-Agro

Mulheres Positivas abre período de indicações para prêmio voltado à empreendedoras no Agro

brasil-24-05-ft-Rafa-Neddermeyer-abrigo-chuvas-sul

Pessoas físicas doam R$ 35 mi do IR para fundos do Rio Grande do Sul