Do Sul ao Sudeste: percursos de bike atraem turistas para 8 locais do país

Publicado em 12/11/2021 às 06:50

Compartilhe

104707


source
Saiba quais são os melhores percursos pelo Brasil para andar de bike
Northpark/Pixabay

Saiba quais são os melhores percursos pelo Brasil para andar de bike



Com a imunização avançando e a retomada do turismo progredindo, muitos brasileiros buscam opções de conhecer mais as belezas do país e uma boa alternativa é o cicloturismo. Se locomover utilizando a bicicleta é, além de saudável, mais econômico e sustentável, sem perder a emoção de conhecer lugares novos e curtir belas paisagens.

Para praticar com segurança é importante ter familiaridade com o ciclismo para que o corpo esteja habituado a percorrer longas distâncias sobre a bicicleta. Também é preciso estar ciente de toda distância que será percorrida para programar quantas paradas serão necessárias, afinal a segurança e o bem-estar vêm em primeiro lugar. Estar atento ao fluxo de veículos na região e às condições do tempo também é fundamental. 


Espalhados pelo Brasil estão vários destinos ideais para quem já é familiarizado com o cicloturismo — ou turismo de bike — e para aqueles que estão começando a se aventurar na modalidade. Cada um deles conta com trajetos únicos e paisagens que definitivamente valem a viagem. 

1. Caminho da Fé (São Paulo e Minas Gerais)

Mapa do percurso
Reprodução

Mapa do percurso


Pode ser considerado o Caminho de Santiago brasileiro, pois é a maior rota de peregrinação do país. Todos os anos, o trajeto recebe milhares de fiéis em direção a Aparecida, capital nacional do catolicismo, a 171 km de São Paulo. O percurso inclui o interior do estado de paulista e Minas Gerais. É possível começar de diferentes pontos, com a distância total variando de 300 a 500 km. Nesse trajeto, os cicloturistas estão bem amparados com boa estrutura de pousadas no percurso e locais onde podem descansar e se alimentar.

2. Vale Europeu (Santa Catarina)

O município de Pomerode faz parte do percurso pelo Vale Europeu
Reprodução

O município de Pomerode faz parte do percurso pelo Vale Europeu


Essa rota é uma das mais conhecidas no Brasil. O caminho é circular, com cerca de 300 km, e começa e termina no município de Timbó. Durante o trajeto, os ciclistas desfrutam de belas paisagens, subidas e descidas próprias das regiões de vale e infraestrutura adequada para demarcação do percurso. É importante lembrar também que a região é bem conhecida pelas cervejarias e restaurantes de comidas típicas, descendentes de alemães e italianos, então com certeza há opções para parar e recarregar as energias. 

3. Estrada Real (Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais)

Tanto a pé quanto de carro ou bike, há dois percursos possíveis: o Caminho Velho e o Caminho Novo
Instituto Estrada Real

Tanto a pé quanto de carro ou bike, há dois percursos possíveis: o Caminho Velho e o Caminho Novo


O percurso da Estrada Real pode ser feito a pé, de bicicleta ou de carro, e são várias rotas possíveis. A mais antiga é o Caminho Velho, que liga o litoral do Rio de Janeiro às regiões de extração de ouro em Minas Gerais. Entre Paraty e Ouro Preto são 710 km para percorrer da forma que preferir, passando por cidades históricas, como Tiradentes e São João Del Rei, e paisagens lindas.

Leia Também

Quem preferir o Caminho Novo vai passar pela cidade do Rio de Janeiro, região serrana de Petrópolis e chegará a centros maiores, como Barbacena e Juiz de Fora, totalizando 500 km de bike. Outro trecho possível para os ciclistas é o Caminho dos Diamantes, mais ao norte, que consiste em uma rota repleta de cachoeiras. É possível também fazer um desvio e pedalar pela Serra da Piedade, o Caminho de Sarabuçu, com 160 km e uma das subidas mais difíceis dos roteiros de cicloturismo no país.

(Continue a leitura logo abaixo)

Leia Também

Fonte: IG Turismo

Veja também

© Leonardo Moreira/FEC/Direitos Reservados

Fortaleza se classifica para sua primeira Libertadores

© Marcelo Cortes/Flamengo/Direitos Reservados

Vice-campeão Flamengo empata com rebaixado Sport em Recife

© José Tramontina/athletico.com.br/Direitos Reservados

Athletico-PR derrota Cuiabá na Arena da Baixada e se afasta do Z4

107879

Comissão da Câmara faz audiência na quarta sobre piso para enfermagem

© 28/10/2021_Fernando Frazão/Agência Brasil

Covid-19: estado do Rio está com risco muito baixo pela segunda semana

© Marcello Casal jr/Agência Brasil

Covid-19: Brasil registra 22 milhões de casos e 615,4 mil óbitos

© Carol Morelli/Arquivo Pessoal

Quarteto feminino bate recorde mundial de natação master

107871

Morre Gulliver, primeiro cachorro de William Bonner e Fátima Bernardes