Dia de campo em Marechal Floriano terá novidades para a cafeicultura de montanhas nesta sexta-feira (1º)

Publicado em 31/03/2022 às 13:49

Compartilhe

cafe

Texto: Juliano Rangel

O incentivo à produção qualificada dos cafés especiais de Marechal Floriano será mais uma vez promovido com a realização de mais um “Dia de Campo de Café Arábica”, que será realizado nesta sexta-feira (1º), a partir das 12 horas, no Sítio Caiçá, na localidade de Santa Maria de Marechal.

A iniciativa, que conta com a realização da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), tem o apoio da Prefeitura de Marechal Floriano. Durante a atividade, os participantes poderão conferir os resultados das principais cultivares dos cafés catucaí amarelo e vermelho, acauã, arara, entre outros, por meio da relação de produtividade, peneira e qualidade sensorial da bebida.

Um dos proprietários do Sitio Caiçá e palestrante do encontro, o agente de Desenvolvimento Rural do Incaper, Cesar Abel Krohling, destaca que na propriedade se trabalha com produção de café arábica e também de outras sementes do fruto. “Aqui temos 11 trabalhos de pesquisa com cultivares de café, controle de doenças (ferrugem, cercosporiose e mancha de phoma), nutrição mineral, qualidade da bebida e tecnologia de aplicação”, contou Cesar.

Ele também adianta que durante o dia de campo serão apresentados os resultados do controle de doenças do cafeeiro com uso de um drone, por meio de demonstrações práticas, e com um pulverizador para o pequeno produtor.

“Esperamos com mais essa edição do dia de campo mostrar no sítio as técnicas que são utilizadas e que podem ser aplicadas para a geração de renda na atividade da cafeicultura da região de montanhas”, indicou o extensionista do Incaper.

Apoio ao trabalho no campo

Atuando como agente de Desenvolvimento Rural do Incaper, Cesar Abel Krohling contou um pouco do trabalho de orientação que é desempenhado pela equipe do órgão estadual junto aos cafeicultores de Marechal Floriano.

“Nossa equipe orienta e incentiva os produtores para o uso de tecnologias para o aumento da produtividade e qualidade da bebida do café, assim como na adoção de técnicas de cultivo e de manejo para uma agricultura sustentável, obedecendo as boas práticas agrícolas com o objetivo de diminuir os impactos ambientais, conservação dos recursos naturais, gerando emprego e renda no meio rural”, frisou Cesar.

Além do trabalho na área de cafeicultura do município, o Incaper também atua em todas as atividades desenvolvidas no meio rural, por exemplo, nas atividades de olericultura, fruticultura, silvicultura, piscicultura, agroindústrias, turismo, entre outras.

Serviço:

Evento: Dia de Campo de Café Arábica

Local: Sítio Caiçá, na localidade de Santa Maria de Marechal, em Marechal Floriano

Programação

  • 12 horas – 12h30: chegada e inscrição
  • 12h30 – 13 horas: palestra “Cultivares de café arábica e campos de produção de sementes” – Palestrante: Cesar Abel Krohling – Extensionista do Incaper
  • 13 horas – 13h30: palestra “Características da bebida das cultivares de café” – Palestrante: Fabiano Tristão Alixandre – Extensionista do Incaper
  • 14 horas – 15 horas: palestra “Tecnologias de pulverização e demonstração: drone, estacionário, canhão” – Palestrante: Edney Leandro da Vitória – Professor da UFES São Mateus
  • 15 horas – 15h30: palestra “Manejo de doenças do cafeeiro” – Palestrantes: Equipe Syngenta café
  • 15h30 – 16 horas: encerramento

Mais informações: (27) 3288-1215 ou no e-mail: [email protected]

Veja também

EUA-aprovam-ajuda-de-US40-bilhoes-a-Ucrania

EUA aprovam ajuda de US$40 bilhões à Ucrânia

Bolsonaro-diz-que-pais-nao-teve-problema-social-durante-a-pandemia

Bolsonaro diz que país não teve ‘problema social’ durante a pandemia

Geada-e-temperaturas-abaixo-de-zero-sao-registradas-nas-montanhas-do-Espirito-Santo-7

Geada e temperaturas abaixo de zero são registradas nas montanhas do Espírito Santo

Governo-do-Estado-anuncia-pacote-de-investimentos-no-esporte

Governo do Estado anuncia pacote de investimentos no esporte

Novo-estacionamento-feito-pela-Prefeitura-de-Marechal-Floriano-esta-concluido-1

Novo estacionamento feito pela Prefeitura de Marechal Floriano está concluído

Competicao-de-futebol-estadual-tera-continuidade-nesta-quinta-feira-19-em-Marechal-Floriano-1

Competição de futebol estadual terá continuidade nesta quinta-feira (19) em Marechal Floriano

Moradores-de-Marechal-Floriano-lutam-contra-a-violencia-sexual-de-criancas-e-adolescentes

Moradores de Marechal Floriano lutam contra a violência sexual de crianças e adolescentes

Musica-sorteios-e-celebracoes-religiosas-na-Festa-de-Sao-Cristovao-no-Trevo-de-Paraju-1

Música, sorteios e celebrações religiosas na Festa de São Cristóvão no Trevo de Paraju