Deputados destacam qualidade do café no ES

Publicado em 15/11/2023 às 13:01

Compartilhe

cafe

Os bons resultados obtidos por cafeicultores capixabas na Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte, e divulgados na última sexta-feira (10) ganharam repercussão nos trabalhos em plenário nesta segunda-feira (13). 

Os vencedores do Coffee of the Year 2023, tanto na versão arábica como conilon, foram, respectivamente, os produtores Deneval Miranda (Iúna/Caparaó) e Wagner Gomes Lopes (Alto Rio Novo/Região Noroeste). 

Deneval aprimora técnicas na produção de cafés especiais no Sítio Cordilheiras do Caparaó; já Wagner Lopes mantém seu negócio em outro sítio, denominado Três Marias. 

Foto: Lucas S. Costa

Coronel Weliton disse que premiação orgulha toda a região do Caparaó

Com base política na região, o deputado Coronel Weliton (PTB) destacou que o prêmio conquistado por Deneval é motivo de orgulho para todo o Caparaó capixaba. “Ele (Deneval) produz, hoje, o melhor arábica do Brasil. Parabéns em especial à família Vieira, da comunidade Fazenda Alegria, em Iúna”, declarou o parlamentar.

O Espírito Santo levou, ainda, o terceiro lugar na categoria arábica, com o prêmio conquistado por Ana Paula Sperandio, do Sítio Condado da Montanha (Marechal Floriano). A quinta e a sétima posições no ranking dos dez premiados também são cafés capixabas. 

QUATRO PRÊMIOS – A deputada Janete de Sá (PSB), integrante da Comissão de Agricultura, também abordou o tema e citou que, no caso do café conilon, dos cinco primeiros colocados, só o segundo lugar não era de origem capixaba. 

“O primeiro lugar é de Alto Rio Novo, o produtor Wagner Lopes”, repercutiu, acrescentando que as posições de terceiro, quarto e quinto colocados foram conquistadas pelos produtores Pedro Demartine (Jerônimo Monteiro), Mauro Ribeiro (Alegre) e Aldair Batista Borges (Alto Rio Novo), respectivamente. 

Conforme o portal do evento, a Semana Internacional do Café é considerada uma das maiores feiras do mundo e serve de encontro de profissionais do setor com o objetivo de conectar e gerar oportunidades na cadeia do café brasileiro no acesso a mercados, conhecimento e negócios.

Fonte: Ales

Veja também

politica-17-04-ft-Lula-Marques-Agencia-Brasil

Senado aprova PEC das drogas e texto vai para Câmara dos Deputados

cultura-17-04-gov-es

Festa da resistência dos povos indígenas tem início nesta sexta-feira em Aracruz

geral-17-04-ft-div-gov-es

Bandes promove leilão do Fundap nesta quarta-feira (17) em Vitória

saude-16-04-ft-div-gov-es

Ciatox realiza mais de 10 mil atendimentos em um ano no Espírito Santo

geral-16-04-ft-gv-es

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

brasil-16-04-freepik

Professores universitários estão mobilizados no Rio para definir greve

geral-16-04-pmmf

Pavimentação de estradas avança em Marechal Floriano

geral-16-04-freepik-2

Começou o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem