Cultura do palmito pupunha é discutida em dia campo em Marechal Floriano

Publicado em 21/04/2019 às 10:58

Compartilhe

Mais de 70 pessoas participaram do dia de campo da pupunha em Marechal Floriano. A realização foi do Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e aconteceu na propriedade do produtor Elizeu Huber. O objetivo da atividade foi apresentar técnicas para o plantio da palmeira.

A programação contou com a estações sobre mudas, plantio, condução e tratos culturais da cultura da pupunha, com o extensionista do Incaper Raoni Ludovino de Sá; consórcio da pupunha e café e seus benefícios, com o pesquisador do Incaper João Batista Araújo; colheita e semi-processamento do palmito pupunha, com o produtor Elizeu Huber e Agroindústria Familiar- processo de adequação para regularização da produção do palmito pupunha, com a química Simone Lage.

Segundo o extensionista do Incaper e um dos organizadores do dia de campo, Ubaldino Saraiva, o município se destaca por ter 120 mil hectares da palmeira pupunha plantada e uma produção de 350 toneladas por ano. Isso se deve à produção ser feita em consórcio com café.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

“Estamos trabalhando há alguns anos para que o produtor tenha quatro ou cinco atividades na propriedade para segurar a produção. Com isso, na hora que um produto estiver ruim no mercado, você tem outra opção para vender. Isso equilibra a questão financeira”, disse Saraiva.

O período da semana santa é uma época que se tem bastante procura pelo palmito no município e nos outros períodos do ano a produção é distribuída na feira municipal, restaurantes, feiras da Grande Vitória e por produtores que entregam nas casas dos consumidores.

“O evento foi positivo porque o produtor rural acredita no Incaper e nosso objetivo junto com a pesquisa é levar conhecimento para os agricultores fortalecendo a atividade rural não só em Marechal Floriano, mas em todo Estado. Nosso papel é levar tecnologia ao campo para que possamos produzir com segurança, preservando o meio ambiente e protegendo o solo”, afirmou.

Veja também

aplicativo_0410211422

Usuários relatam instabilidade no WhatsApp, Instagram e Facebook

0d4a0366

Análise do MDS fornece informações para a inclusão de pessoas em situação de rua

Close-up view of brown wooden mallet of judge

Jovem preso por matar CEO planejou usar bomba e estava afastado da família há meses

WhatsApp Image 2024-12-10 at 17.26.13-1

Saúde confirma primeiro óbito por Oropouche no Espírito Santo

polícia civil

Ação do Ministério Público investiga delegacia de Venda Nova do Imigrante

radio black

Sejus inaugura primeira rádio do Complexo Prisional de Xuri em Vila Velha

woman-getting-vaccine-shot-by-doctor

Gestantes e idosos passam a ter vacina Covid-19 no Calendário Nacional de Vacinação

Ilustração_Expo_italiana (2) (1) (1)

Arquivo Público recebe exposição sobre os 150 anos da imigração italiana