Cultura da Videira é tema de dia de campo em Marechal Floriano

Publicado em 29/01/2018 às 11:31

Compartilhe

O cultivo da videira tem se tornado uma atividade praticada por cada vez mais produtores rurais do Espírito Santo. E o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão rural (Incaper) realiza diversas ações a fim de capacitar os agricultores de base familiar do Estado com relação aos tratos, técnicas e manejos mais adequados para a produção.

Tanto que foi realizado na última segunda (22), em Marechal Floriano, o 3° Dia de Campo sobre a Cultura da Videira. A ação foi no Sítio Santo Antônio, de propriedade do agricultor Antônio Rigoni, no Trevo de Paraju, em Marechal Floriano.

Cultura da Videira e tema de dia de campo em Marechal Floriano 02O dia de campo atraiu cerca de 110 participantes, entre produtores, técnicos e outros interessados no assunto. O extensionista do Incaper Ubaldino Saraiva deu início aos trabalhos. Ele agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância do cultivo da videira na Região: “A uva tem um papel de grande importância na diversificação da agricultura familiar de Marechal Floriano, e isso é um atrativo para o agroturismo da Região”, disse.

Na ocasião, foram discutidos diversos aspectos técnicos relacionados ao cultivo da videira. O engenheiro agrônomo Braitener Luiz Giorgines Andrade, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado da Agrocete no Brasil e Mercosul, falou da importância da nutrição, calagem e adubação da videira. O produtor rural representante da Associação dos Produtores de Inhame São Bento do Espírito Santo (APISBES) Jandir Gratleri fez a apresentação de resultado no pomar da videira do ano anterior. E o pesquisador do Incaper, doutor em fitopatologia, Hélcio Costa abordou questões relacionadas ao manejo e controle de doenças da videira.

Cultura da Videira e tema de dia de campo em Marechal FlorianoAutoridades, como o prefeito em exercício de Marechal Floriano, Junior Lovatti, e o secretário municipal de agricultura, Sérgio Stein, além do diretor-técnico do Incaper, Mauro Rossoni Junior, também participaram do dia de campo. “O Incaper está à disposição dos agricultores capixabas, a fim de fortalecer a agricultura familiar do nosso Estado”, disse Mauro.

As ações de capacitação já estão previstas para o ano que vem. Segundo o extensionista do Incaper Ubaldino Saraiva, mais um dia de campo sobre o cultivo da videira será realizado em Marechal Floriano. “Desta vez, será na propriedade do senhor Sereno Rubert. Está marcado para o dia 11 de janeiro de 2019, no distrito de Victor Hugo”, antecipou.

Veja também

juliana_martins

Resgate de turista brasileira em vulcão na Indonésia

1312

Governo discute regulamentação do balonismo turístico após tragédia em Santa Catarina

coluna-vida-saudavel

Avanços tecnológicos revolucionam o tratamento contra a queda de cabelo

resgate de aves

Iema resgata 69 aves em criadouro clandestino em Castelo

Close-up of male hands holding fresh roasted coffee beans in his hand and showing it good quality

Rodada de negócios internacional conecta cooperativas de café brasileiras a compradores estrangeiros

segurança de autoridades

Assessoria Militar do TJES realiza instrução especializada em Segurança de Autoridades

foto SUS

Ministério da Saúde cria sala de situação para monitorar infecções por vírus respiratórios, incluindo influenza aviária

close-up-thermometer

Terceira onda de frio avança pelo Brasil e derruba temperaturas no Sudeste