Cuidar e reservar água é prioridade em Marechal Floriano

Publicado em 19/08/2017 às 10:40

Compartilhe

Preservação da natureza e da água, economia e sustentabilidade. Esses são os pilares que orientam Marechal Floriano, que, desde janeiro deste ano, reservou aproximadamente 320 milhões de litros de água. Para isso, a assessoria técnica aos produtores rurais para a construção de barragens e caixas secas é uma etapa importante. Interessados podem procurar a Prefeitura e fazer um cadastro.

Cuidar e reservar agua e prioridade em Marechal Floriano 02De acordo com Saulo Ramon Amorim, engenheiro agrônomo e consultor da Prefeitura, mais de 100 projetos para a construção de barragens foram feitos em toda a cidade, sendo que 75% deles foram concluídos. Disse que o objetivo é continuar com esses projetos nos próximos anos, aumentando a quantidade de água reservada a fim de prevenir os períodos de seca comuns na Região Serrana do Espírito Santo.

“Quando chove, a barragem enche e a água infiltra nos lençóis freáticos, fazendo com que ela fique mais tempo nas cabeceiras dos rios. Já as caixas secas têm o objetivo de evitar que as estradas levem resíduos para os rios. Damos toda a consultoria de projetos e técnica para os produtores rurais, e eles ficam responsáveis pela construção”, afirmou Saulo Ramon Amorim.

Um dos produtores rurais que construiu uma barragem em sua propriedade foi Rafael Evald, morador de Santa Maria de Marechal Floriano. Ele produz café, banana e peixe em seu terreno e diz que a obra foi fundamental para se prevenir dos períodos de seca.

“Procurei a Secretaria, o técnico visitou o meu terreno e depois dei início às obras. É um investimento que vale a pena, pois estou prevenido dos tempos de seca, protegendo toda a minha produção”, garante o produtor Rafael.

Conscientização da preservação da água foi primordial

Cuidar e reservar agua e prioridade em Marechal Floriano 03O segredo do sucesso para a adesão dos produtores na construção das barragens e caixas secas em suas propriedades particulares é um só: conscientização. Desde o início do ano, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos orienta os moradores, produtores rurais e empreendedores sobre a importância de preservar a água.

Sérgio Ferreira, secretário municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, salienta a importância das ações. “O homem não pode poluir ou utilizar a água sem compromisso ambiental. Nesses primeiros meses, nosso foco foi conscientização. Agora queremos fazer uma campanha ainda maior sobre a importância de economizar e preservar os mananciais. Isso é fundamental para os produtores serem receptivos às nossas ações de preservação de água”, salienta o secretário.

Cadastro de intenção

O produtor interessado no projeto deve ir à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e fazer um cadastro de intenção de projeto de construção de barragem e/ou caixa seca. Em seguida, uma equipe da Prefeitura Municipal vai à propriedade para realizar uma vistoria técnica, verificando se o terreno é apto para receber a obra e dando início a construção.

Veja também

fungo-se-adapta-ao-calor-corporal

Fungos estão se adaptando ao calor corporal, diz estudo

dia-de-sol-22-11-freepik

Veja a previsão do tempo de hoje (22/07/2024)

onda-de-calor

Ondas de calor e veranicos: Diferenças, impactos e cuidados

cafeicultura-sustentaavel

Cafeicultura sustentável torna Seguro Rural mais barato

exportacao-de-abacate

Capixaba exporta abacate para a Argentina

Programa-Retomada-de-Obras-da-Saude

Ministério facilita a entrega de documentação para o Programa Retomada de Obras da Saúde

producao-de-mudas-in-vitro

Saiba como é a produção de mudas in vitro

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

62% dos navios para exportação de café registram atrasos em junho