Cresce tráfico de aves do Espírito Santo para o Rio de Janeiro

Publicado em 28/12/2023 às 14:37

Compartilhe

PMA-28-12

A comercialização de aves silvestres é uma prática que tem contribuído para o desaparecimento de várias espécies das florestas brasileiras. Pássaros mais raros são os mais caros no comércio ilegal. De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), tem aumentado o tráfico de aves para o Rio de Janeiro.

No dia de ontem (27), uma equipe da PMA apreendeu, em Afonso Cláudio, oito aves de três espécies. De acordo com policiais ambientais, o caso só foi descoberto porque foi denunciado anonimamente.

Ao todo, a equipe apreendeu oito pássaros, sendo dois da espécie trinca-ferro-verdadeiro (Saltador similis), cinco coleiros (Sporophila caerulescens) e um melro (Turdus merula). O homem que estava com as aves em sua casa afirmou aos policiais que “tinha os pássaros porque gosta”. Ele negou que seria para comércio.

Todos os oito pássaros apreendidos são da fauna brasileira e eram mantidos em cativeiro sem a devida licença ou autorização do órgão ambiental competente. De acordo com a Polícia Ambiental, em Afonso Cláudio, cidade reconhecida como a “Capital da Biodiversidade Estadual”, é comum a prática de captura de aves.  

Conforme o Decreto Estadual nº 5237-r, de 25 de novembro de 2022, o trinca-ferro-verdadeiro é uma espécie que “apresenta risco extremamente alto de extinção na natureza em futuro muito próximo, em decorrência de alterações ambientais ou de alta redução populacional ou, ainda, de intensa diminuição da sua área de distribuição”.

O homem que mantinha os pássaros em cativeiro assinou um termo circunstanciado e terá que se apresentar a autoridades judiciais quando for chamado para prestar esclarecimentos e responder ao crime ambiental. Os animais foram encaminhados e entregues à Secretária Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).

Texto: Julio Huber/ Fotos: PMA

Veja também

geral-15-04-ft-reproducao

Inmet emite alerta de ciclone extratropical e chuva intensa no sul do Brasil

geral-15-04-ft-Agencia-Brasil

Terceiro lote do abono salarial PIS/Pasep é pago nesta segunda-feira

agro-15-04-Tatiana-Caus-Incaper

Jardim Clonal Superadensado de Marilândia é exemplo de como plantar mais em espaço reduzido

chagas

Brasil investe em pesquisa e luta pela sua eliminação como problema de saúde pública

futebol-nas-montanhas

Hoje a bola rola para 3ª rodada do Campeonato Intermunicipal de Futebol Masculino nas montanhas

cafe

No Dia Mundial do Café, conheça curiosidades da segunda bebida mais consumida no mundo

arroz

Conheça as principais diferenças nutricionais de três tipos de arroz

Dinheiro apreendido

Homem detido com mais de R$ 1 milhão no carro disse que dinheiro seria para comprar roupa em São Paulo