CRE Metropolitano inicia distribuição de óculos aos usuários do SUS na próxima segunda-feira (15)

Publicado em 05/04/2024 às 09:07

Compartilhe

saude-05-04-div-sesa

Foto: Divulgação

A Superintendência Regional de Saúde de Vitória (SRSV), por meio do Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, iniciará no próximo dia 15 de abril a distribuição de órteses oftalmológicas (óculos de grau) aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), residentes dos municípios que compõem a região Metropolitana de Saúde. O serviço faz parte do Programa de Órtese Oftalmológica, da Secretaria da Saúde (Sesa).

De acordo com o superintendente da regional de Saúde Metropolitana, Heber Lauar, serão contemplados os usuários dos 23 municípios que compõem a região Metropolitana de Saúde. “Já comunicamos os municípios sobre o processo e a importância da adesão, uma vez que é um Programa que se pauta em trazer cada vez mais qualidade de vida aos usuários do SUS. A partir do dia 15, daremos início a distribuição dos óculos”, explicou.

Os municípios contemplados são: Afonso Cláudio, Aracruz, Brejetuba, Cariacica, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Ibatiba, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Para abrir o processo e ter acesso a órteses oftalmológicas, é necessário que o usuário vá à Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, munido dos documentos necessários. Após a entrega correta dos documentos solicitados, as secretarias municipais de saúde os encaminharão ao CRE Metropolitano para análise. Os documentos estando de acordo, os agendamentos serão realizados, entretanto, a comunicação aos usuários sobre o dia e horário para o recebimento da órtese oftalmológica deverá acontecer pela UBS.

Posteriormente, na data e horário agendados, com os documentos originais em mãos, o usuário deverá se dirigir ao CRE Metropolitano, no Setor de Órtese e Próteses, para receber os óculos. O setor fica localizado no 1° andar, dentro da Unidade de Oftalmologia. Contato: 3636-2681/ 3636-2653.

Quais documentos levar para a UBS e solicitar o seu óculos de grau pelo SUS:

  • A receita de óculos fornecida e carimbada por médico oftalmologista do SUS, com data não superior a um ano;
  • Original do Cartão SUS e RG, CPF;
  • Comprovante de residência (em nome do paciente). Se o mesmo estiver em nome do cônjuge, levar a certidão de casamento. Caso more de aluguel ou casa de terceiros, levar declaração simples do proprietário que comprove a condição de morador naquele endereço. A declaração não precisa ser registrada em cartório;
  • Dispor dois números de telefone para contato;
  • Para crianças e adolescentes, é necessário levar a certidão de nascimento ou RG e RG do responsável. E em caso de pessoa com deficiência, levar o RG do responsável.

Fonte: SESA

Veja também

Governador-anuncia-mais-66-novos-onibus-climatizados-para-o-Transcol

Governador anuncia mais 66 novos ônibus climatizados para o Transcol

sustentabilidade-es

Projeto Semeando com Sustentabilidade receberá investimento três vezes maior

inovacoes-es

Governo do Estado apresenta ações inovadoras durante o ESX 2024

fevesu-24

Favesu 2024 leva conhecimento sobre avicultura e suinocultura a milhares de participantes

brasil-14-06-ft-Rovena-Rosa

FAB encerra neste sábado recebimento de doações ao Rio Grande do Sul

esportes-14-06-ft-go-es

Paratleta capixaba conquista prata no World Series de natação na França

geral-14-06-ft-gov-es-arvore-fotovotaica

Parque Cultural Casa do Governador recebe árvore fotovoltaica

saude-14-06-ft-gov-es

Nova linhagem do Coronavírus foi detectada no Espírito Santo