Corpo de Bombeiros Militar forma 30 novos sargentos

Publicado em 18/09/2023 às 10:03

Compartilhe

CHS

Fotos: Divulgação/ CBMES

O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) formou, na última sexta-feira (15), uma nova turma de sargentos. São 30 militares que concluíram o Curso de Habilitação de Sargentos (CHS) e estão aptos a assumir posição de liderança dentro do corpo operacional da Instituição. A solenidade ocorreu no Quartel do Comando-Geral do CBMES, localizado na Enseada do Suá, em Vitória, às 16 horas.

Entre os novos sargentos estão militares que atuam no 4º Batalhão, com sede em Marechal Floriano, e que atende também outros municípios das montanhas. O Curso de Habilitação de Sargentos teve carga horária total de 918 horas e preparou os bombeiros para liderar equipes e tomar decisões frente aos desafios do dia a dia do Bombeiro Militar.

“Esta é uma etapa importantíssima na carreira desses bombeiros, pois representa o momento em que eles passam a assumir uma posição de liderança. Por consequência, além do cumprimento de ordens, espera-se do sargento que tenha energia e discernimento para tomar diversas iniciativas, visando à resolução de problemas, dentro da esfera de competências”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alexandre Cerqueira.

Durante o CHS, os novos sargentos foram submetidos a uma extensa grade curricular, que inclui os módulos de disciplinas operacionais, cujo objetivo é capacitá-los para gerenciar procedimentos operacionais em desastres urbanos, atendimento pré-hospitalar, incêndio estrutural, incêndio florestal, salvamento aquático, salvamento terrestre, salvamento em alturas, resgate em regiões alagadiças, corte de árvores em risco, atendimento a ocorrências de produtos perigosos e defesa civil.

Além do preparo técnico, o curso de habilitação envolve o aperfeiçoamento de atributos emocionais, como resiliência, capacidade de raciocínio sob estresse, equilíbrio emocional, coragem, abnegação, espírito de corpo e, principalmente, liderança.

Fonte: CBMES

Veja também

agro-17-06-ft-AgroUrbano-maquina-secadora-cafe

Equipamento promete secagem de cafés especiais em menos de 24 horas

geral-17-06-ft-Ricardo-Medeiros-terceira-ponte

Governo do Estado inicia remoção das cabines da Terceira Ponte

saude-17-06-ft-sesa

Neurocirurgia transformadora: a jornada de dona Florentina para recuperar a fala e a mobilidade

geral-17-06-ft-Reproducao-Agencia-Brasil-termometro

Inverno começa nesta semana com temperaturas acima da média

politica-17-06-ft-Paulo-Pinto-Agencia-Brasil-pl-aborto

Após PL do aborto na Câmara, Senado discute o tema nesta segunda-feira

brasil-17-06-ft-reproducao-chuvas-RS

Ministro presta suporte após temporal em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul

producao-industrial

Produção industrial cresce 6,2% no Espírito Santo

incendio-instalacao-eletrica

Saiba como evitar incêndios em instalações elétricas