Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano adestra cães para salvar vidas

Publicado em 28/06/2018 às 11:27

Compartilhe

O cão da raça belga malinois “Hund”, com dois anos já se encontra certificado para trabalhar no salvamento de vidas e o filhote “Bucky”, de dois meses, da mesma raça, já está sendo preparado para a função semelhante, em busca da vida de vítimas de soterramentos, em queda de barrancos e acidentes de diversos gêneros.

Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano adestra cães para salvar vidas 3O trabalho de adestramento para resgates humanos é realizado pelo sargento Pires e o cabo Goulart, na sede do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano. Ambos já possuem experiência em adestramento canino e trabalham em um sistema de formação considerado de padrão internacional com a aptidão de serviço no máximo em 19 meses de aprendizado.

Além do salvamento de pessoas acidentadas com a queda de barreiras, deslizamento de barrancos e seguidos de soterramentos, os cães recebem aptidão nos 19 meses de treinamento também para localizar pessoas perdidas em florestas, pela equipe de treinadores do Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano.

Os animais para adestramento são retirados da companhia da mãe após 60 dias, segundo Pires e Goulart. “O desenvolvimento do nosso trabalho depende somente do filhote”, afirmam os colegas de farda Pires e Goulart, lembrando que o prazer de trabalhar com adestramento dos cães é imensurável. “Salvar vidas é o máximo”.

Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano adestra cães para salvar vidas 2Morador de Marechal Floriano, o jovem Gilian Pimentel dos Santos, afirma que desconhecia este trabalho do Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano. “Eles mostram com este trabalho uma infinita responsabilidade com a vida humana”, disse Gilian.

Para Anderson Moreira Batista, morador desta cidade, o trabalho de salvação da vida das pessoas com o apoio dos caninos é um sistema que não falha jamais e mostra ao mesmo tempo a responsabilidade de uma instituição que funciona com adestramento. “O Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano possui uma excelente capacidade inigualável e superior às das cidades mais habitadas”.

Na opinião de Vagner Silveira, o treinamento dos animais caninos para salvar vidas mostra a grande responsabilidade da instituição e a capacidade dos membros. “Trabalhar com os cães é uma dádiva que poucos humanos conseguem possuir”, disse Vagner, ressaltando que o Corpo de Bombeiros está de parabéns pelo trabalho desenvolvido de um modo geral.

Veja também

{10BEB1BC-D3BC-C2AC-0BB7-5EE8C7B3C8DE}

Inscrições abertas para Corrida da Festa da Banana e do Leite

WhatsApp-Image-2025-07-15-at-17.10.08-(1)

Foi lançada no Espírito Santo a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura pela Justiça Climática

0d7a1027

Setor agropecuário alerta para prejuízos com tarifa dos EUA e pede prorrogação da medida

0d7a1072

Alckmin discute com empresários impactos de tarifa dos EUA e busca acordo até agosto

TecnoAgro 2025 reúne inovação, tecnologia e sustentabilidade em Nova Venécia. Foto Henrique Fajoli - SEAG

Santa Maria de Jetibá sedia Feira Nater Coop e TecnoAgro 2025 a partir desta quinta (17)

abelha -freepik

Durante a florada, Idaf reforça orientações sobre o uso correto de agrotóxicos

exportação- freepik

Governo cria comitê para coordenar resposta a tarifas impostas pelos EUA

Imagem do WhatsApp de 2025-07-15 à(s) 10.28.20_450fb90d

Praça do Papa recebe feira que potencializa a agricultura familiar