Coronel Wagner ensina prevenção de acidentes para diretores de escolas de Domingos Martins

Publicado em 11/05/2022 às 11:42

Compartilhe

Coronel-Wagner-Borges

Texto: Julio Huber / Fotos: Divulgação

Com o intuito de prevenir acidentes que podem ser evitados entre crianças, o chefe do setor de Relações Públicas do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, tenente-coronel Carlos Wagner Borges, está percorrendo municípios capixabas realizando palestras e treinamentos para diretores de escolas sobre primeiros socorros.

Na manhã de ontem (10), o coronel Wagner Borges esteve em Domingos Martins, onde falou para um grupo de diretores de escolas municipais de Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A ação faz parte do projeto “Mãe Prevenida Vale uma Vida”. De acordo com o coronel, outras cidades receberão palestras nas próximas semanas.

“Neste mês de maio o projeto completa oito anos e demos uma nova roupagem, levando palestras ao interior do Estado, pois existem muitos casos de acidentes domésticos, inclusive com final de forma triste, com a morte de crianças. Nós acreditamos que com essas palestras nós conseguimos mudar a cultura e comportamento da nossa gente, criando a cultura de prevenção e impedindo o choro de dentro de muitas casas, evitando que crianças venham a morrer por situações que nós podemos facilmente evitar”, afirmou.

De acordo com o bombeiro militar, desde a sua criação, o projeto já beneficiou mais de 40 mil famílias em terras capixabas. “Praticamente todos nós já vivemos ou acompanhamos, preocupados, casos de acidentes domésticos. Quedas, choques, engasgos. Não importam os motivos, é sempre uma grande apreensão passar por isso. E um rápido atendimento, muitas vezes, é o que evita que um incidente traga sequelas graves ou se torne uma tragédia”, destacou o coronel Wagner.

Segundo ele, os acidentes domésticos no Espírito Santo foram reduzidos em cerca de 30% nos últimos oito anos com a ajuda de orientações do Corpo de Bombeiros, levadas às escolas em palestras destinadas a pais e outros responsáveis por crianças e adolescentes. Segundo o coronel Wagner Borges, o Brasil registra cerca de 600 mortes anuais de recém-nascidos devido a engasgos – uma média de 20 desses casos fatais ocorrem no Espírito Santo. Assista abaixo a um vídeo com orientações importantes que podem salvar a vida de um bebê.

A secretária de Educação de Domingos Martins, Adenilde Stein, participou da reunião e elogiou a iniciativa. “Vamos agendar algumas palestras do coronel Wagner em comunidades e escolas do município, para que ele passe essas informações às famílias dos nossos estudantes. É uma contribuição muito importante, pois sabemos dos perigos em que as crianças se encontram no dia a dia. É de extrema importância que as pessoas tenham o mínimo de conhecimento sobre os primeiros socorros”, afirmou.

PROJETO – O oficial ilustrou a importância das noções básicas sobre prevenção a acidentes domésticos contando que uma professora de uma escola particular de Vitória salvou a vida de uma criança de oito anos engasgada com uma uva. “E como ela aprendeu esse tipo de socorro? Assistindo uma entrevista nossa na televisão ensinando como atuar em casos de engasgamento”, destacou o coronel Wagner.

A ideia nasceu em 2014, quando o coronel Wagner decidiu que podia fazer mais por essas famílias, levando sempre o conhecimento de prevenção para evitar acidentes domésticos, principalmente, os que envolvem as crianças.

“Esse projeto tem sido um diferencial ao evitar acidentes domésticos mais graves, ou mesmo proporcionar a sua redução de forma significativa. A prevenção faz com que haja uma melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade”, afirmou Wagner Borges.

Ele destacou que nos próximos dias visitará os municípios de Alfredo Chaves, Iconha e Anchieta. “O município que tiver interesse basta entrar em contato conosco que faremos uma agenda e iremos ao município. Essa palestra que fizemos em Domingos Martins, por exemplo, vai chegar a muitas comunidades, levando prevenção aos pais dos alunos”, enfatizou.

Veja também

EUA-aprovam-ajuda-de-US40-bilhoes-a-Ucrania

EUA aprovam ajuda de US$40 bilhões à Ucrânia

Bolsonaro-diz-que-pais-nao-teve-problema-social-durante-a-pandemia

Bolsonaro diz que país não teve ‘problema social’ durante a pandemia

Geada-e-temperaturas-abaixo-de-zero-sao-registradas-nas-montanhas-do-Espirito-Santo-7

Geada e temperaturas abaixo de zero são registradas nas montanhas do Espírito Santo

Governo-do-Estado-anuncia-pacote-de-investimentos-no-esporte

Governo do Estado anuncia pacote de investimentos no esporte

Novo-estacionamento-feito-pela-Prefeitura-de-Marechal-Floriano-esta-concluido-1

Novo estacionamento feito pela Prefeitura de Marechal Floriano está concluído

Competicao-de-futebol-estadual-tera-continuidade-nesta-quinta-feira-19-em-Marechal-Floriano-1

Competição de futebol estadual terá continuidade nesta quinta-feira (19) em Marechal Floriano

Moradores-de-Marechal-Floriano-lutam-contra-a-violencia-sexual-de-criancas-e-adolescentes

Moradores de Marechal Floriano lutam contra a violência sexual de crianças e adolescentes

Musica-sorteios-e-celebracoes-religiosas-na-Festa-de-Sao-Cristovao-no-Trevo-de-Paraju-1

Música, sorteios e celebrações religiosas na Festa de São Cristóvão no Trevo de Paraju