Coocafé segue na cooperação em 2024

Publicado em 28/01/2024 às 13:40

Compartilhe

Coocafe-segue-na-cooperacao-em-2024

Você já parou para pensar se faz algo para cooperar com o desenvolvimento sustentável? Se você se preocupa com o planeta e a qualidade de vida da população, esse pensamento vale uma reflexão, já que os desafios são muitos. O conceito de desenvolvimento sustentável aponta para um modelo de crescimento econômico que não esgote os recursos do planeta, assegurando também, desenvolvimento social e cultural no presente e para as próximas gerações. Com o suporte do sistema cooperativista agropecuário e parcerias, a Coocafé segue conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Organização das Nações Unidas. Entre os 17 ODS, a atuação da cooperativa contribui com metas de quase metade deles:

  • – Erradicação da Pobreza (ODS 1)
  • – Fome Zero e Agricultura Sustentável (ODS 2)
  • – Saúde e Bem-Estar (ODS 3)
  • – Educação de Qualidade (ODS 4)
  • – Energia Limpa e Acessível (ODS 7)
  • – Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8)
  • – Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13)
  • – Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17)

A parceria com a NetZero, startup francesa que produz biochar, está entre as principais contribuições. A usina está em funcionamento em Lajinha-MG, e uma segunda unidade segue em construção em Brejetuba-ES. A aplicação do biochar nas lavouras de café favorece o combate às mudanças climáticas ao contribuir com a redução da emissão de carbono no ar, e a melhoria da qualidade do solo, com o aumento da retenção de água e nutrientes. Além disso, a produção do biocarvão ainda conta com geração de energia. A Cooperativa também apoia projetos sociais que beneficiam centenas de crianças e adolescentes: Probem (Associação Promotora do Bem), Escola no Campo, Fanfarra Cultura do Som, Coral Vozes do Futuro e Geração Cooperativa. Os projetos oferecem atividades esportivas, música, educação e o incentivo a boa convivência da família rural e a sucessão familiar nas propriedades.

A Coocafé, que tem mais de 10.000 cooperados, e atua em cidades das regiões das Matas de Minas, Montanhas do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, completa 45 anos em 2024. E, neste ano, quer estar ainda mais próxima dos cooperados e da comunidade para seguir cooperando com o avanço da sustentabilidade. “O desenvolvimento sustentável está na essência da Coocafé. São diversos projetos, ações, parcerias e atividades no dia a dia alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Isso tudo, sempre levando em conta a evolução do cooperado e melhorias para as comunidades em que estamos. Para 2024, pretendemos avançar ainda mais no diz respeito a sustentabilidade, meio ambiente e ações voltadas ao nosso 7° princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade”, destacou Cleberson Santos, Analista de Desenvolvimento Cooperativista da Coocafé.

Fonte: Coocafé

Veja também

politica-17-04-ft-Lula-Marques-Agencia-Brasil

Senado aprova PEC das drogas e texto vai para Câmara dos Deputados

cultura-17-04-gov-es

Festa da resistência dos povos indígenas tem início nesta sexta-feira em Aracruz

geral-17-04-ft-div-gov-es

Bandes promove leilão do Fundap nesta quarta-feira (17) em Vitória

saude-16-04-ft-div-gov-es

Ciatox realiza mais de 10 mil atendimentos em um ano no Espírito Santo

geral-16-04-ft-gv-es

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

brasil-16-04-freepik

Professores universitários estão mobilizados no Rio para definir greve

geral-16-04-pmmf

Pavimentação de estradas avança em Marechal Floriano

geral-16-04-freepik-2

Começou o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem