Chuvas fortes e ameaça de enchente em Marechal Floriano
Publicado em 08/12/2019 às 13:12
As fortes chuvas que caíram na noite de sexta-feira (06) e na madrugada de ontem (07) provocaram a invasão das águas do Braço Sul do rio Jucu nos quintais das casas baixas no Bairro Poço Fundo, local conhecido também como Rua da Linha, na sede de Marechal Floriano.
No entanto os imóveis não foram prejudicados pelas invasões das águas provocadas pela cheia do Braço Sul. Mas, mesmo assim, parte dos moradores passou a noite em situação de vigília dos quintais e das próprias casas na parte baixa da linha férrea no bairro.
O morador Aristides Jacinto da Silva, afirmou que a grande quantidade de água das chuvas que desceu pelo Braço Sul do Jucu durante a noite de sexta-feira e madrugada de ontem deixou os moradores das partes baixas se dormir. “Parecia que a enchente de 1960, ainda muito comentada pelos antigos moradores, se repetiria”, disse.
O comerciante aposentado de Marechal Floriano, José Carlos Pereira, 80 anos, comentou que a sua cidade não submergiu novamente devido o trabalho de explosão e remoção de pedras no Poço Fundo ocorrida há alguns anos. “Se fosse como antigamente com o rio represado as águas invadiriam as casas”.
O também aposentado Ernani Nalesso disse que se lembrou do que acontecia no passado em virtude das fortes chuvas como a que caiu de sexta-feira para sábado. “A enchente não foi repetida porque o represamento natural das águas já não existe nesta cidade”, confirmou.