Chuva interdita estradas e Defesa Civil alerta para inundações em Marechal Floriano

Publicado em 26/01/2024 às 22:41

Compartilhe

Chuva em MF

A sexta-feira (26) foi marcada por chuvas intensas em diversos municípios da Região Serrana. Em Marechal Floriano, de acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Fábio Stein, há riscos eminentes de inundações na sede do município, nas próximas horas.

O alerta foi dado após chover em quantidade superior a 100 milímetros em menos de cinco horas em diversas localidades, como em Araguaia, Santa Maria, Soído de Baixo, Rio Fundo e Victor Hugo. Essas regiões ficam acima da sede municipal, que é cortada pelo Braço Sul do Rio Jucu.

De acordo com Stein, em Victor Hugo foram registrados 170 milímetros de chuva na tarde de hoje. “Toda essa água está vindo para o Centro. Não tivemos acumulados expressivos de chuva como os de hoje há mais de 11 anos. Localidades às margens do Rio Fundo e do Braço Sul do rio Jucu estão com pontos de alagamentos”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal.

A rua Thieres Veloso é uma das que já estão alagadas na sede. Até o momento, não há desabrigados ou desalojados. No interior do município, diversas barreiras bloqueiam estradas vicinais. As localidades mais afetadas com os deslizamentos de terra são Rio Fundo, Santa Maria e Victor Hugo.

O pátio da igreja de Santa Maria foi tomado pelo barro, que chegou até a entrar no salão comunitário. Propriedades rurais estão isoladas com o desmoronamento de barrancos. Em diversos vídeos e fotos que circulam em grupos de WhatsApp é possível ver estradas totalmente tomadas por inundações e por barrancos caídos. Moradores usam tratores para abrir valas em pontos de alagamentos.

Equipes da prefeitura trabalham para desobstruir as vias. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão de prontidão e em alerta. Coordenador da Defesa Civil Estadual, o coronel Vassoler alertou que há previsão de chuvas intensas para todo o Espírito Santo neste sábado (27).

Nos municípios de Domingos Martins e Afonso Cláudio também ocorreram fortes chuvas nesta sexta-feira. No distrito de Fazenda Guandu, em Afonso Cláudio, famílias tiveram que ser resgatadas de barco após ruas ficarem alagadas e casas serem invadidas pela água. Uma creche também foi tomada pela lama e água.

Texto: Julio Huber / Fotos: Divulgação/Redes sociais

Veja também

brasil-12-04-ft-secretaria-municipal-de-sao-sebastiao

Justiça liberta donos dos cães que atacaram a escritora Roseana Murray

geral-01-03-Luciano-Rocha-STJ

Manter foro privilegiado mesmo ao deixar cargo é voto da maioria no STF

cultura-12-04-ft-div

Fames celebra Semana da Voz com performances eruditas e populares de Jacob do Bandolim a Vivaldi

esportes-12-04-ft-div-gov-es

Remo Paralímpico do Vitória FC fatura ouro na 1ª regata de 2024

esportes-12-04-ft-divulg

Final do Capixabão 2024 será transmitida em varias emissoras neste sábado (13)

AGRO-12-04-FT-GOV-ES-DIVUL

Feira ES+Café promove imersão no universo da cafeicultura capixaba

geral-11-04-Reproducao-Banco-Central

Banco Central lança moeda de R$ 5 em comemoração ao bicentenário da constituição do pais

geral-11-04-freepik

Ifes lança editais com 1.045 vagas em cursos técnicos a distância e presencial