Chuva forte na cabeceira faz aumentar o nível do Braço Sul em Marechal Floriano
Publicado em 13/01/2019 às 10:30


Além de coloridas em amarelo pela sujeira provocada pela forte queda das chuvas, pelos desmatamentos e deslizamento de barrancos próximos do leito do Braço Sul do Rio Jucu, a quantidade de água no manancial provocou a ampliação do nível no centro de Marechal Floriano.
Conforme cálculos da Defesa Civil Municipal as águas subiram na tarde de ontem (12) aproximadamente 70 centímetros, mas ainda não ameaçam invadir ruas ou quintais. Mesmo assim, a população florianense ficou abismada com a situação vista no rio, já que em Marechal Floriano, a chuva ficou somente na previsão.
Hoje a previsão é novamente de chuvas fortes à tarde e noite nesta cidade. Mas o Braço Sul do Jucu já começou a baixar o nível, já que a remoção de sujeiras de diversos tipos imprime velocidade na água e essa correnteza, segundo moradores, reduz o perigo de invasão dos quintais ou das ruas.
O comerciante e advogado Idmar Mees, estabelecido numa rua ribeirinha, não descarta a possibilidade da saída das águas do leito do manancial e, provocando consequentemente a invasão dos quintais de água. “Já assistimos muitas cenas deprimentes provocadas pelas chuvas fortes, entretanto, após a limpeza do manancial a situação melhorou”, disse.
A servidora de uma agência bancária, Lana Koehler, de uma agência existente ao lado da via à margem do Braço Sul, comenta que antes da retirada das pedras e árvores que caíam no leito do Braço Sul, principalmente na região denominada Poço Fundo, a situação era outra. “Havia uma verdadeira barreira de sujeira, hoje é diferente”, disse.